logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

7 aplicativos e jogos para aprender brincando

Personagens folclóricos ou de desenhos animados, como Bob Esponja e Bela Adormecida, estimulam a imaginação dos pequenos

Quando escolhidos adequadamente, os jogos de computador e aplicativos para smartphone podem auxiliar no desenvolvimento das crianças. Para isso, é preciso primeiramente conhecer a temática e os personagens dos games, jogando-os ao menos uma vez para verificar o tipo de cenário que envolve e a linguagem que utiliza.

Grande parte das brincadeiras produzidas atualmente visam ensinar algo aos pequenos, desde memorização de objetos até palavras novas. Confira algumas opções e veja como você pode oferecer essa diversão construtiva ao seu filho:

Computador

Há várias opções de jogos para serem acessados através do computador ou notebook que podem ajudar no desenvolvimento cognitivo e lógico das crianças. Alguns deles, como os do Bob Esponja, são atrativos e divertidos para crianças de diversas faixas etárias (conheça alguns aqui ). Apresente-os ao seu filho e estimule a utilização, ensinando-o e se divertindo ao lado dele.

Historinhas para embalar

Se os seus filhos gostam de ouvir historinhas e sempre pedem que você leia para eles, que tal tornar essa atividade mais dinâmica? Através do app “Historinhas para embalar”, as crianças ouvem contos famosos, como “A Bela Adormecida” e “Rapunzel”, enquanto visualizam imagens referentes ao conteúdo.

Disponível para: iOS 5 ou superior

Colorama

A maioria das crianças pequenas (na faixa dos 5 anos) costuma adorar atividades que envolvem pintar e rabiscar. No app Colorama, há cerca de 500 desenhos diferentes, que ajudam a soltar a imaginação e a entreter.

Disponível para: iOS 6

Soundtrop

Tocar um instrumento e compor uma música são sonhos de muita gente, inclusive de adultos. Que tal usar a criatividade das crianças e transformá-la em acordes? O Soundtrop serve exatamente para isso - basta desenhar linhas e esperar que o próprio app as transforme em música. Aproveite para brincar você também!

Disponível para: iOS 3

Drag and match

O “Drag and match” ensina crianças pequenas a relacionar objetos por categoria, forma e cor. Pincel e tinta, por exemplo, podem ser unidos por categoria; da mesma forma, maçã e coração podem ser unidos por cor. É um entretenimento divertido e extremamente educativo para os pequenos que estão começando a saber o nome e a função dos objetos.

Disponível para: iOS 4.2

Meu aplicativo de folclore

Desenvolvido por Ricardo Azevedo, um dos maiores autores infantis brasileiros, o “Meu aplicativo de folclore” é focado em contar as histórias e lendas do nosso país de maneira dinâmica e divertida. Além dos contos em si, há brincadeiras, jogos e várias ilustrações lúdicas. Como o folclore costuma ser cobrado nas escolas, essa é uma excelente forma de aprendê-lo de maneira mais leve.

Disponível para: iOS 4.3 ou superior

Science Art: Free Jigsaw Puzzle

É inegável a importância da arte para o desenvolvimento do indivíduo. As obras do artista Leonardo Da Vinci, por exemplo, despertam a curiosidade e interpretação. No app Science Art, o usuário é convidado a conhecer a obra do gênio italiano, montando quebra-cabeças. Ou seja, além de transmitir conhecimento artístico, o aplicativo ainda ajuda a desenvolver o raciocínio lógico.

Disponível para: iOS 6

94 segundos

No 94 segundos, o usuário recebe uma letra e um tema; a partir disso, ele deve pensar no máximo de palavras possíveis que se encaixe nas duas categorias. Se a letra for A e a temática fruta, por exemplo, é possível citar amora, ameixa, acerola e daí por diante. Ou seja, a brincadeira é semelhante ao tradicional jogo Stop, mas pode ser jogado sozinho.

Disponível para: iOS 5 ou superior

mãe e filha brincando no computador

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 12/08/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade