logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

O Valor da "grande família": tios, primos, avós…

Tradução livre do artigo de Ricardo Regidor

Fonte: Edufam.

Um pouco menos que irmãos, mas muito mais que amigos: os primos. E com eles, os tios, os avós…Todos juntos formam nossa família extendida, a "grande" família, dentro da qual nos encontramos inseridos e com a qual compartilhamos uma história comum, umas tradições e uma cultura familiar especial.

A ajuda de nossos familiares, especialmente dos primos, é um meio essencial para a educação de nossos filhos em um determinado estilo de vida porque…quem entende melhor nossas idéias que nossa própria família ?

A família extendida se nutre, como nós, das mesmas raízes e da mesma seiva e, por isso, possibilita numerosas oportunidades para a educação de nossos próprios filhos.

Nossa "pequena" família é como um ramo a mais de uma frondosa árvore comum, da qual - poderíamos assim dizer - brotam numerosos frutos: primos, tios, cunhados, sogros, avós… que podemos colher sempre e quando quisermos.

"É meu primo"

Há uma propaganda que reflete muito bem a relação entre primos nestas idades. Um menino, de uns oito anos, se ve envolvido em diversas situações e não lhe ocorre melhor defesa que recorrer à sua família: "Olhe que eu vou chamar o meu primo". E quando o primo chega, este resolve a situação.

Nessa idade, a partir dos seis ou sete anos, quando os filhos começam a se abrir para o mundo exterior e a relacionar-se com outras crianças de sua idade (companheiros), é a o momento em que começam a interagir com seus primos e a fazer-se amigos deles.

Os primos têm um atrativo especial: entendem muito bem que existem outras crianças que também são de sua família. Por isso afirmam orgulhosos: "Aquele é meu primo". Já sentem o orgulho de pertencer a uma família, algo que sempre é conveniente incentivar.

Primos e companheiros

Para nossos filhos, os primos são aqueles com quem melhor se relacionam dentro da "grande" família e, portanto tem uma importância especial. Juntos, eles podem falar de você para você, jogar, brincar, conversar… Os primos - à exceção dos irmãos - são os únicos familiares com quem podem lutar ou realizar pequena travessuras: nem com os pais, nem com os avós, nem com os tios isso seria possível. Estes são maiores, que dizem o que se deve fazer, que é hora de ira para a cama ou que "não toquem nisso".

Todos entendemos a importância dos irmãos na educação. Pois bem, a relação com os primos - pelo grau de parentesco e porque os pais de ambos são irmãos entre si - supõe um grau menor que a relação com os irmãos mas bastante maior que com os simples amigos.
Sempre estaremos mais certos, por exemplo, de que nossas crianças vão viver determinados valores que cremos serem importantes na casa de seus primos que na casa de qualquer de seus outros amigos.

Nas famílias de poucos filhos, além disso, é muito mais necessário propiciar um maior relacionamento com outras crianças. Por isso, nesses casos temos que incentivar ainda mais a relação com os primos já que habitualmente haverá algum com uma idade parecida com a de nossos filhos. No caso de filhos únicos, estes realmente "necessitam" dos primos, que chegam a ser para eles como autênticos irmãos.

Cultura familiar

Nossa "pequena" família é parte de uma rede mais extensa de relações, entre as quais se encontram, em primeiro lugar, aquelas com a família extendida. Graças aos parentes, nossa família tem história, tem posses; se não poderíamos tornar-nos uns deserdados. Quando em uma família existe uma cultura familiar própria, quer dizer, uma série de valores e crenças vividos realmente, é mais importante ainda a convivência entre primos. Deste modo, se potencia a unidade da família e nossos filhos - junto a seus primos - se vêem parte de um projeto comum.

Cada vez mais vai se dando uma importância maior àquelas famílias que vivem uma cultura própria, que estão orgulhosas de pensar de uma determinada maneira, de atuar assim, de não fazer isso, de ser diferentes… E a relação com os primos e com a família extendida reforça as convicções e ajuda a guardá-las e vive-las.

Uma sociedade sadia não se consegue de uma vez, senão através da soma de muitas famílias sadias que se propõe a interagir.

Entre primos é mais comum viver condutas de pensamento parecidas e isso reforça positivamente a melhora pessoal. Se nossos filhos veem que o que exigimos em casa também é exigido aos primos, ambos se verão estimulados a esforçarem-se por vive-lo. Ainda mais se eles comprovam que em outras famílias se vive de outra maneira. Com certeza, se nosso filho estivesse sozinho, sem o apoio de seu primo, seria mais fácil que se deixasse levar pelo ambiente exterior.

Para toda a vida

Se propiciarmos que, nessas idades, nossos filhos se relacionem com seus primos, quando forem maiores será mais fácil querer que eles sejam amigos. Recordarão aventuras infantis e sempre terão uma imagem agradável de seus familiares. Serão grandes amigos - mais que amigos - para toda a vida. Para isso, tem de se aproveitar ao menos às ocasiões especiais para se reunirem, como os batismos, comunhão, aniversários, etc.

Com certeza, tem-se que incentivar que a família - ou parte dela - passe as férias juntas: passear juntos, passar uns dias nas mesmas casas, organizar uma viagem em comum… Assim, os primos poderão passar temporadas mais longas juntos. Às vezes, inclusive, terão que tentar falar com os familiares para organizar as férias de modo que os primos possam reunir-se. De todos os modos, a amizade com os primos não encerra a possibilidade de encontrar outras amizades.

Ponto de referência

Os primos podem converter-se assim em amigos seguros para sempre, especialmente nessas idades, com os quais sempre podem contar. Os primos devem ser ponto de referência e apoio entre si, já que o contrário poderia incentivar a rivalidade e ódio. Temos de ter claro que os estilos educativos devem ser individualizados para cada família. Quer dizer, que se um dos primos é um gênio e assiste a numerosas atividades extra-escolares… isso não deve levar a exigir demasiadamente de outro primo.

"Todas as comparações são odiosas e se abusamos em demasia delas nossos filhos podem chegar inclusive a ficarem traumatizados e a não querer tão bem a seus primos. Se queremos que eles sejam apoios seguros, já que se trata de seu próprio sangue, se estes se convertem em uma fonte de frustações, não será raro que nossos filhos cheguem a "odiá-los" mais do que se estes se tratassem de simples amigos.

Cada família tem de resolver seus próprios problemas na intimidade e nós não somos os encarregados de educar os primos, senão a seus próprios pais. O mesmo vale para os outros familiares no que diz respeito a nossos filhos.

Portanto, não é conveniente comentar em casa problemas dos outros primos, afirmando que estão equivocados ou que acertam; nem dar conselhos a um primo ou a seus pais quando vêem visitar-nos. O que não quer dizer que não nos interessamos, porque nossa família não se encontra isolada, mas sim em plena comunicação com todas as outras famílias que formam a "grande" família.

Bons ajudantes

Às vezes, os primos podem nos servir de grandes ajudantes para a educação de nossos filhos. Ao nosso filho pequeno pode servir de grande ajuda passar uma temporada com seus primos mais pequenos, já que assim comprova que nem todo mundo tem que estar ali para mimá-lo. E o mesmo ocorre com nosso filho maior que, diante de seus primos ainda maiores, tem de deixar de comportar-se como um pequeno déspota em casa com seus irmãos.

Em resumo…

Para incentivar a união familiar podemos encarregar nossos filhos e seus primos de investigarem sobre o próprio apelido, que tentem fazer uma árvore genealógica, que pesquisem o brasão da família… Necessitarão para isso perguntar bastante aos avós, aos tios, etc, e aprenderão um montão de histórias.

Cada família tem sua própria autonomia para marcar um estilo educativo próprio. As vezes terão de renunciar às próprias ideías para não interferir se seus padres estão aplicando (a nós pode até parecer ser de um modo excessivo) uma falta de um primo. Em outro momento e a sós podemos explicar-lhes sobre nosso ponto de vista.

Para soltar-se e apoiar-se sozinho só podemos deixar que passe a noite com seu primo antes de que comece a ir sózinho em excursões ou acampamentos.

Se ele se acostuma a comer na casa de seus primos, nosso filho adquirirá muita segurança na hora de ir em um aniversário na casa de seus amigos, ou quando famílias amigas o convidam para algo. A casa de seus primos tem a proximidade suficiente para não se sentir um estranho, e a distância para ter que se esforçar por comportar-se bem.

Quando chegam de visita os primos, podemos ter previsto um lugar (um cômodo da casa, por exemplo) para que eles se divirtam à sua maneira, e possam conversar e jogar livremente. Assim sempre eles gostarão de visitá-los porque se divertem.

Um dos costumes que temos que procurar não perder consiste em escrever sempre aos familiares. Pode ser que seja mais fácil fazer isso na época do Natal, mas temos que procurar faze-lo com mais freqüência, especialmente para os primos mais distantes. Podemos fazer um calendário com as datas de aniversário de todos nossos primos para, ao menos, escrever-lhes ou lhes telefonarmos para lhes felicitarmos pelo seu aniversário.

Fonte: Edufam



A família extendida se nutre, como nós, das mesmas raízes e da mesma seiva e, por isso, apresenta numerosas oportunidades para a educação dos nossos próprios filhos..

www.edufam.com

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade