logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Julia Manglano

Coluna "Bebê feliz"

Nova Proposta para educar bebês

Julia Manglano

Transcrição do artigo "Nova Proposta para educar bebês", publicado na revista Alô Bebê de agosto de 2001

Estimular o desenvolvimento de todas as potencialidades das crianças na sua fase de maior desenvolvimento cerebral, isto é, do nascimento aos três anos de idade, é a proposta que a escola AeD Aprendizagem e Desenvolvimento trouxe para o Brasil há três anos. Com metodologia importada dos Estados Unidos e adaptada à realidade brasileira com a consultoria de uma instituição de investigação e desenvolvimento neurológico espanhola, a escola propõe aproveitar os "momento certos", chamados janelas de oportunidades, para alavancar ao máximo as potencialidades de cada criança.

"A capacidade intelectual de um bebê depende 70% da educação, dos estímulos recebidos nos primeiros anos de vida e apenas 30% da herança genética", afirma a superintendente da AeD, Julia Manglano. Segundo ela o potencial de desenvolvimento do cérebro pode chegar a 60% na faixa de zero a três anos e certas habilidades perdem-se se não forem devidamente aproveitadas nesse período. A iniciativa pioneira da escola deu origem ao projeto educativo "Superbebê", similar ao método espanhol "Aprendizajes Tempranos"e ao norte-americano "Early Intervention Education". A idéia segue como linha metodológica principal o desenvolvimento das faculdades intelectuais (motora, manual, lingüística, artística, matemática e musical) e as volitivas (valores morais) das crianças.

Os resultados, assegura Julia Manglano, são maior inteligência lingüística (falar duas ou mais línguas), criatividade e iniciativa, auto-estima, facilidade para a prática de esportes, inteligência matemática e raciocínio lógico, liderança, musicalidade, curiosidade e prazer em aprender.

Estimulando seu bebê

Através de diferentes exercícios e jogos pedagógicos, será possível oferecer às crianças bem pequenas uma variada gama de estímulos sensoriais e motores. Entre os exemplos citados pela superintendente da AeD estão exercícios físicos em forma de circuito de obstáculos (em colchões), apresentação aos bebês de palavras, imagens e audições musicais, especialmente com música clássica.

O projeto também valoriza a aquisição de hábitos de ordem, higiene, alimentação e sono, além de privilegiar atitudes de convivência, amizade, iniciativa e esforço. "Assim, ajudamos a formar crianças com uma grande força de vontade, capazes de superarem frustrações e problemas em suas vidas de forma alegre e bem-humarada", assinala a educadora.

A escola tem a proposta de atender o máximo de 80 crianças nas turmas regulares de educação infantil. Hoje, há 35 alunos matrículados. Por isso, a forma encontrada pela equipe pedagógica da AeD para difundir o novo modelo educacional foi oferecer um curso para mães e pais de bebês. Nos Estados Unidos, esse tipo de curso acontece há mais de 40 anos, informa Julia Manglano.

Uma vez a cada semana, os pais inscritos no curso e seus bebês participam de uma aula com duração de 50 minutos e aprendem técnicas de estimulação, através de brincadeiras "simples e divertidas". Cada aula é sempre acompanhada de uma palestra com tema específico como, por exemplo, o funcionamento do cérebro da criança, ensino de duas ou mais línguas, desenvolvimento do talento para a música, do raciocínio lógico-matemático e da inteligência visual.

As mamães e papais aprendem como incentivar seus filhos praticando junto aos profissionais da escola. Depois é só dar continuidade em casa.

Desenvolvimento harmônico

"O que estressa as crianças é a expectativa dos pais", observa Julia, para quem testes e cobranças em excesso podem levar os pequenos à perda de interesse. Ela destaca a importância do entusiasmo materno e paterno para aplicar o método e o respeito ao ritmo de cada criança. Propor atividades divertidas, evitar rótulos e comparações sobre o desempenho são algumas dicas. "Mas a base de todo o processo é o amor incondicional".

O desenvolvimento harmônico das habilidades da criança, diz a educadora, acontece através de sinapses (conexões ou circuitos neurológicos formados a partir da estimulação dos neurônios). "A alfabetização natural não é o nosso objetivo, mas, sim, um sintoma do exercício da inteligência, de uma organização neurológica superior, que permitirá também habilidades de síntese, compreensão e resolução de problemas".



Cursos AeD

Escola AeD

www.escolaaed.com.br

Como educar para o sucesso?
Quais brincadeiras fazer para divertir nossos bebês?
Como aumentar a inteligência?
Como desenvolver hábitos bons:
- dormir a noite inteira e sem ajuda;
- comer de tudo e sozinhos;
- obedecer sem autoritarismo?

 

Ver outros artigos da coluna


Julia Manglano é Diretora da Escola AeD (www.escolaaed.com.br), Pós-graduada em estimulação infantil pela Escola Européia de Educação, Máster em orientação familiar pelo IEEE, Instituto Europeu de Estudos da Educação, Máster in Business Administration pelo IESE, Universidade de Navarra.
e-mail: aed@escolaaed.com.br

Publicado no Portal da Família em 07/05/2003

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade