logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Os Pais e a orientação profissional dos seus filhos

Tomar a decisão acertada com relação a escolha da carreira profissional não é fácil e se a isto acrescentarmos a pressão dos pais, imaginemos o peso que os jovens carregam em seus ombros.

Para os jovens é um momento de confusão, medos e incerteza. As pessoas que estão à sua volta lhes dizem o que devem fazer, onde estudar, qual carreira é melhor ou pior, qual profissão assegura um futuro econômico e qual não, qual é a mais procurada, a que menos oferta tem, etc, etc, etc. Finalmente se acham num panorama desconcertante, com suas cabeças cheias de um amontoado de ideias que terminam confundindo seus gostos.

Posição errada dos pais

Alguns pais que exercem pressão para que os filhos sigam determinada carreira, fazem-no como pretexto de que tem que continuar com a tradição familiar, ou, o mais grave, estudar o que eles em sua ocasião não puderam -veem em seus filhos realizada sua frustração-, ou que são eles que manejarão o negócio da família e muitas outras razões que são completamente inválidas pelo fato de estarem manipulando os filhos e seu futuro.

Os pais não só tem todo seu direito, senão a responsabilidade de orientar o filhos, mas sem coibir os seus desejos. Claro que não se pode tampouco ir ao outro extremo, de deixa-los por sua conta e risco nesta encruzilhada e não ajuda-los a realizar seus desejos.

Assessorar, mas não influenciar.

A atitude que os pais devem tomar frente a esta situação, deve ser de escuta, de apoio, de acompanhamento, de muro de lamentações. Nunca de juízes que impõem sua vontade com a desculpa de que “queremos o melhor para nossos filhos” e o “melhor” é que estudem o que nós queremos.

Os pais devem ser os primeiros a compartilhar com os jovens suas experiências quando estavam na mesma situação, contar-lhes como foi a escolha da carreira, como enfrentaram seus avós, como foram os primeiros dias de universidade, falar-lhes de seus primeiros trabalhos, seus medos, seus erros, seus primeiros triunfos, o medos como seguiram em frente. Com estas vivências eles compreenderão que todos passamos pelo mesmo e isso lhes proporcionará a coragem para tomar a melhor decisão.

Para os filhos é maravilhoso poder contar com uns pais imparciais, que se sintam amados e apoiados por uns pais que estão a seu lado, buscando com eles sua melhor opção.

O que todo pai sonha é que seus filhos sejam felizes, não importa em que profissão, contanto que esteja encaminhada para o bem deles mesmos e da sociedade. Assim, se o propósito é este, porque não deixa-los seguir sua vocação?


Fonte: LaFamilia.info

Publicado no Portal da Família em 28/09/2013

crianças: pensando na profissão

Publicidade

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade