logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Tanto de amor se disse

Paulo Geraldo


Não tinham conseguido filhos. Por isso resolveram ir a uma dessas instituições que recolhem crianças abandonadas manifestar o seu desejo de adotarem uma criança.

Os responsáveis da instituição, enquanto tratavam da papelada, foram avisando que se tratava de um processo moroso e nada simples. Mas, quando foi feita a pergunta sobre que preferências tinha o casal quanto à criança a adotar, o processo descomplicou-se bastante. É claro que não se poderiam evitar umas quantas formalidades em forma de papel... mas a preferência que o casal manifestara era tão estranha, tão insólita... Talvez não fosse assim tão difícil.

Tinham dito: "Queremos ficar com uma criança que ninguém deseje; aquela que tenha menos hipóteses de ser adotada. Não nos importa que seja deficiente. E, se puderem ser duas, melhor"...
Tão estranho, tão inusitado.

E, no entanto, tão natural, tão bonito. Tão verdadeiramente de acordo com a nossa natureza.
Já nos parece estranho ver uma manifestação de amor. Já nos parece estranho que alguém olhe para uma criança como um enorme poço vazio que é preciso encher gota a gota, balde a balde. Com sacrifício e dor. Sem compensações, sem exigir nada em troca - o amor não tem outra compensação que não o próprio amor.

Li há muito tempo, num qualquer livro de poesia, dois versos que de vez em quando me vêm à cabeça, a propósito de muitas coisas a que vou assistindo. Não sei exatamente quem os escreveu, nem com que intenção foi escrito o poema de que faziam parte, o qual, de resto, esqueci totalmente. Mas os versos falam, mesmo sem a sua moldura original:

"Tanto de amor se disse
que não sei como dizer que amor é outra coisa".

Tanto do amor se tem dito, que é quase um ato pornográfico falar, ou escrever, sobre amor.
Os homens descobriram há muitos séculos que o amor é o mais importante de tudo; que é ele que move o mundo; que é ele que guia os passos dos humanos; que nada mais interessa.

Mas temos assistido a uma mudança subterrânea: continuaram a dar a mesma importância ao amor, mas mudaram sutilmente o conteúdo da palavra. Chamaram amor a outras coisas, à superfície do amor, à escória do amor.

Construíram uma mentira gigantesca. Têm chamado amor a coisas nas quais não conseguimos descobrir senão egoísmo, equilíbrio de egoísmos, negócio.

Quem diz que amou só porque sentiu prazer não entende nada de amor. Porque quer colher, enquanto o amor é uma força que leva a semear.
Quem dá porque quer receber, ou quem se dá só enquanto dar não dói, é um comerciante. Calcula. O que equivale a dizer que nunca amou. E que a pessoa amada é uma mercadoria - sujeita, como as mercadorias, a critérios de qualidade e a prazos de validade.

Se nada interessa senão o amor, e se o amor é isto, temos aqui uma explicação para tantas coisas tristes que temos observado em nós e à nossa volta...

 



Paulo Jorge Geraldo é português e professor de Língua Portuguesa. Reside em Portugal e publica seus artigos no site Aldeia.




site Aldeia

Divulgue esse artigo para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org