logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Comportamento & Qualidade de vida no trabalho"
O IDOSO E A CHAVE DO COFRE

Floriano Serra
florianoserra@terra.com.br


Os polpudos cofres corporativos até podem valer mais na ciranda financeira, na apologia dos egos e no desfile de poderes. Mas perdem de goleada quando os valores em jogo são a sensibilidade, a fraternidade, o reconhecimento, o amor e o respeito ao ser humano.

Hoje, espero contar conto com a permissão dos leitores para fugir um pouco da temática do mundo corporativo e falar sobre uma questão mais do âmbito social, para não dizer especificamente humano.

Semana passada recebi de um amigo um e-mail do qual transcrevo parte:

"Quando caminho no parque tenho o costume de dar bom dia ou boa tarde a
todos os que cruzam a minha rota, pois vou sempre na contra mão - um hábito que adquiri de sempre fazer assim o mesmo caminho todos os dias. E foi num dia destes que dei um Bom Dia a um idoso que vinha cabisbaixo. Creio que ele não esperava o cumprimento. Surpreso, ele sorriu. Fiquei pensando: que estória de vida estaria por trás daquele rosto velho e enrugado? Quantas lembranças lhe vinham a mente naquele instante? Outro dia assisti a uma peça, onde um personagem diz:" O velho não é visto pela sociedade. Os olhares transpassam sua figura, como se ele não estivesse ali..."".

Depois de ler o e-mail do meu amigo, eu é que fiquei pensando...

Nos dias atuais, uma criança de 10 anos já tem um razoável estoque de conhecimentos e experiências. Todos os processos educacionais das escolinhas infantis já incluem passeios, excursões, visitas a cinemas, teatros, museus - além das festividades, dos cursinhos introdutórios de idiomas, de natação, de artes marciais. Acho isso muito bom, porque dá à criança um cabedal de conhecimentos que extrapola o meramente teórico e lúdico. Na verdade, prepara a criança para ser mais capaz e competitiva, como pede e espera a nossa sociedade.

Aos 20 anos, essa experiência já terá se ampliado consideravelmente. A criança, agora pós-adolescente, já viaja sozinha, freqüenta festas de aniversários de amigos, vai a baladas e casas noturnas, já ampliou seu círculo de amizades, já sabe (ainda que não use ou pratique) o que é cigarro, bebida, carro e certamente também já conhece as várias nuances do sexo. Pois, claro, já tem namorada ou está curtindo a onda do "ficar". E se ainda não está trabalhando, estará certamente ampliando seus conhecimentos e habilidades freqüentando colégios, faculdades ou entidades profissionalizantes.

Aos 30 anos, aquela criança já terá concluído sua formação técnica ou acadêmica, passou por vários empregos, já teve muitas experiências pessoais e profissionais, já foi ao exterior tanto em viagens de férias, como de negócios e de estudos. Virou "gente grande".

Aos 40 já terá casado, será pai ou mãe, já possui uma sólida carreira, e muito provavelmente será um profissional competitivo pelas suas competências, habilidades e conhecimentos adquiridos e desenvolvidos ao longo de todo esse tempo. Terá colecionado alguns troféus.

Aos 50 será, finalmente, uma pessoa madura. Quanta vivência, quantos momentos de vida enriquecedores - talvez nem todos alegres e harmoniosos, mas sempre com alguma lição absorvida e agregada à maturidade.

Aos 60 anos a experiência dessa pessoa será inigualável. Terá conhecido o sucesso e o fracasso; o acerto e o erro; a verdade e a mentira; a alegria e a dor; os risos e as lágrimas; a conquista e a rejeição. Terá filhos adultos, terá netos. Terá tido perdas e ganhos, mas terá, sobretudo vivido com intensidade a mágica da existência humana.

Aos 70 anos será um sábio. Será uma fonte de ensinamentos. Um manancial de conhecimentos. Um pós-graduado em paciência. Um doutor em compreensão. um mestre com MBA da vida - competências que nenhuma instituição de ensino pública ou privada, nacional ou estrangeira poderá substituir.

O único ponto esquisito nesta história toda é que, hoje, depois de tantos anos de lutas e vivências, depois dessa longa epopéia existencial, esse sábio é um anônimo e a sociedade não lhe dá o menor espaço para ocupar seu próprio espaço, um direito adquirido ao longo da vida. Inclusive no mercado de trabalho, grande parte das empresas dão mostras diárias de considerá-lo um inútil. Ou seja, de forma absurda e revoltante, aquele sábio foi transformado em um ser ignorado, transparente ou invisível, únicas explicações para a ausência de olhares e cumprimentos, para a absoluta indiferença diante de sua presença. É o único ser vivo que consegue ser um ausente mesmo estando presente.

Pela solidão, acentuada nas noites insones, o sábio estará vulnerável. E por estar vulnerável, estará frágil, sofrendo com o descaso, com o desrespeito e a indignidade com a qual é obrigado a conviver.

O que grande parte das pessoas parece não saber é que neurônios não envelhecem. Assim como a liberdade, que uma vez conquistada, não se abre mais mão dela, assim também é a memória, as lembranças, o aprendizado, as experiências. Não tem como voltar atrás, como regredir. Está tudo lá, guardadinho num cofre mágico da mente do sábio. Basta alguém dar uma volta na chave que abre esse cofre. E isso é tão simples...

Essa chave se chama "oportunidade".

O idoso não quer pena, nem compaixão. Quer a mesmíssima coisa que todos nós, crianças, jovens e adultos também queremos: atenção, carinho, respeito e uma chance que seja de demonstrar a capacidade de ser útil e produtivo.

Lamento muito por aqueles que se recusam a ter esse gesto de justiça e dignidade e dar o primeiro passo para abrir aquele cofre. Espero que lembrem que o tempo é implacável e não tem a menor discriminação: chega para todos. Portanto, também chegará amanhã para os insensíveis de hoje.

Certamente, aquele meu amigo que caminhava pelo parque e cumprimentou o idoso que cruzou a sua rota e obteve em troca um sorriso, deu uma volta na chave. Ele fez a parte dele, como já tem feito e continuará fazendo. Que Deus o abençoe.

Mas são tantos os cofres...São tantas as lágrimas escondidas...São tantas as depressões, melancolias e solidão...Para atender a essa demanda, há que se pensar numa pacífica revolução amorosa e de respeito ao idoso - e alguém tem que dar o primeiro passo e abrir aqueles cofres que guardam tesouros de conhecimentos e experiências.

Ao invés de fechar as portas para candidatos com mais de 35, 40 anos de idade, as empresas deveriam dar aquele passo inicial. Claro, nós sabemos que as corporações têm cofres que consideram muito mais valiosos para guardar e proteger do que aqueles aos quais me refiro.
Esse cofre corporativo pode até valer mais na ciranda financeira, na apologia dos egos e no desfile de poderes.

Mas eu não tenho a menor dúvida de que esses ricos e blindados cofres perdem de goleada quando os valores em jogo são a sensibilidade, a fraternidade, o reconhecimento, o amor e o respeito ao ser humano.

Se estes valores de nada valem para uma sociedade, o que vale então?


Floriano Serra é psicólogo, Diretor de Recursos Humanos e Qualidade de Vida da APSEN Farmacêutica e presidente do IPAT -Instituto Paulista de Análise Transacional.


 

Ver outros artigos da coluna

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade