logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Coluna "Sala de Concerto"
A Religiosidade em Verdi

Wellen de Barros



Verdi compositor italiano Mestre na arte operística não se esquiva de sua dramaturgia nata quando compõe peças sacras. A exemplo disso temos Missa de Réquiem - um clamor a eternidade através da misericórida divina -, Stabat Mater, Te Deum, Laudi alla Vergini Maria e Ave Maria.

A proposta da música sacra é a total fidelidade a um estilo ortodoxo, onde o protagonista é o texto. A música passa para um segundo plano, percorrendo um segmento estável, quase impessoal.

Verdi mantem-se fiel a sua criatividade dramática e expõe sua fragilidade humana através de uma súplica a Virgem Maria através de sua música. Nessa Ave Maria composta para coro a quatro vozes, Verdi nos convida a refletir sobre a magnanimidade do amor de Maria a toda humanidade.


Ave Maria ( baseada em uma escala enigmática)

"Salve Maria! Repleta de graça" numa saudação universal para todo o sempre.

Dando continuidade a sua profunda reflexão desse mistério humano e divino, prossegue Verdi de uma forma mais intimista quase solitária, tal qual o silêncio redentor que resguarda uma simplicidade única dentro das Catedrais.
Uma peça escrita para coro a quatro vozes, como um desabafo lânguido, quase soturno que ecoa numa súplica daquele homem, que nesse momento personifica a humanidade.
Verdi responde pela pequenez humana através de seu percurso musical intitulado - "sob uma escala enigmática". Seria uma réplica do próprio ser?

- "Bendita és tu entre as mulheres "- uma prece que não consegue disfarçar sua admiração.

Em sotto voce, o coro conquista o sagrado coração de uma mãe que não hesita em atender o pedido de tantos filhos. Deve ser escutada de coração para coração, num matiz místico, onde sou transportado ao infinito.


- "Maria, retira desse coração cansado o espinho que turba a imagem límpida da Tua misericórdia em mim, coloca-me diante de Teu filho para que me torne mais humilde, dono de mim mesmo. Torna-me um ser que crê , espera e ama através do que componho. Ajuda-me a decifrar- me desse enigma humano para que nasça em mim através de Ti, o próprio Cristo.

- Santa Maria, mãe de Deus roga por mim, pecador transformando a minha aridez em atalho de ânimo e fé no que componho fazendo-me proselitista da verdade.

Agora e para eternidade. Amém".

 

Wellen de Barros
10/12/2004



Wellen Barros - Primeiro Soprano integrante dos corpos artísticos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Coro). Preparadora artística de bailarinos premiados nos principais festivais de dança. Pesquisadora sobre música, dança, teatro e suas interpelações. Participante do grupo de estudo sobre o Dramaturgo William Shakespeare, sob orientação da maior especialista brasileira no assunto - Bárbara Heliodora. Administra o BLOG da primeira bailarina do Theatro Municipal - Cecília Kerche (Kercheballet - http://kercheballet.blogspot.com) e o BLOG Sala de Concerto (http://salaconcerto.blogspot.com).

E-mail: wellenmbarros@gmail.com

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (1813-1901)

Ver outros artigos da coluna

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade