logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

 

Escolas de Samba: espaço para ações sociais

Só samba e carnaval? Não só isso. Além do esforço para participarem do que chamamos de "o maior espetáculo da terra", as escolas de samba são palco para inúmeros exemplos de ações sociais. E foi justamente isso o que encontrou o jornalista Maurício Coutinho, que há vários anos conhece o universo das escolas de samba de São Paulo.

Maurício Coutinho é jornalista e um dos responsáveis pelo site Escolas de Samba (www.escolasdesamba.com.br), já comandou um programa na rádio Jovem Pan sobre carnaval e participa da cobertura do carnaval de São Paulo. Também presta serviços de assessoria de imprensa a diversas empresas e até de algumas escolas de Samba por época do evento de carnaval. Ele concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal da Família sobre o tema do carnaval.

 

Portal - Em geral as pessoas só lembram da existência das escolas de samba na época do carnaval, mas elas funcionam durante o ano todo. Na sua percepção, como elas estão inseridas dentro de suas comunidades? Que trabalhos são realizados nas escolas de samba durante o restante do ano?

Maurício Coutinho - Cada Escola vai registrar a carência do se bairro com programas sociais como:
Alfabetização de adultos; atividades de esporte, lazer e cultura para crianças carentes (creches); exames médicos para mulheres (papanicolau); prevenção para AIDS; oficina de trabalhos manuais; assistência social (emprego).

No resto do ano são organizadas festas de cada ala para levantar fundos para a compras e manutenção da escola, bem como pagamento de aluguel, luz, telefone, e para adiantar os preparativos de carnaval.

Portal - Muitas pessoas, quando pensam em carnaval, associam a idéia de muita folia, bagunça, cerveja, mulheres com poucos trajes, um clima de permissivismo, erotismo e irresponsabilidade. As propagandas e campanhas sobre o carnaval promovidas pelo governo, e pela mídia em geral, também contribuem para essa idéia. Mas qual é o ambiente que o senhor encontrou dentro das comunidades das escolas de samba? Em geral, quem freqüenta as escolas?

Maurício Coutinho - Muita folia, traduza como alegria. Ao invés de bagunça, diga agitação e entusiasmo. Cerveja, bebe quem quer, mas, dentro da escola, nos ensaios, não é freqüente, pois todos encaram como um trabalho, uma paixão. Mulheres com poucos trajes são as passistas que exibem com muita graça e orgulho seus corpos bem feitos O que um jeito malicioso de olhar faz passar como permissivismo e erotismo pode ser ou não dessa maneira, mas acredito mais no fazer bonito para ganhar o carnaval e orgulhar a Escola e a comunidade numa explosão de alegria. Responsabilidade é total, pois atrás de tudo que se vê existem horas, dias, meses de ensaios e muitas pessoas dando o sangue para que tudo pareça e seja bastante perfeito.

Não se pode misturar as escolas de samba com os comerciais, são duas coisas diferentes. As campanhas são criadas por agências de propaganda que buscam retratar o clima de carnaval. Digamos: vida real = escola de samba, propaganda = ficção, ilusão, teatro, montagem. O ambiente das escolas é de festa, amizade, companheirismo, rigidez, organização, muito trabalho e suor e a tentativa de superar-se a cada ano. Isso além de algumas verem nas outras escolas não rivais, e sim como co-irmãs, tratando-se com cordialidade.

E quem freqüenta as Escolas? pessoas comuns como a gente, que vão e começam a participar de algo com que se identificam, desde cuidar de carentes, advogando para cuidar de casos gratuitamente, médicos e todos os empresários que oferecem patrocínio, trabalho voluntário e até ajuda na própria escola, na cantina e/ou bar - no caixa, na portaria.


Portal - Esses trabalhos eram todos voluntários, ou alguns são iniciativas do governo? Alguns recebem alguma ajuda financeira do governo ou de empresas?

Maurício Coutinho - As escolas recebem no final do ano uma ajuda financeira do município, com a qual iniciam a compra da parte mais pesada do material para fazer os carros alegóricos, fantasias de alas, etc... algumas contam com empresas particulares(iniciativa privada) que elas próprias vão buscar.


Portal
- Como outras pessoas poderiam participar desses trabalhos?

Maurício Coutinho - Se dirigindo a qualquer das escolas de samba e se oferecendo.


Portal
- O senhor acha que o governo, por exemplo as prefeituras, poderiam aproveitar melhor esse espaço para incentivar mais trabalhos junto às populações carentes, ou mesmo como um ambiente de lazer para essas famílias?

Maurício Coutinho - Este já é um trabalho que foi imposto pela prefeitura, em troca da verba do final de ano.


Portal
- Por uns tempos o senhor apresentou na rádio Jovem Pan, de São Paulo, um programa diferenciado sobre o carnaval. Qual era a sua proposta nesse programa?

Maurício Coutinho - Divulgar este segmento tão carente de informação e intercâmbio com pessoas leigas que têm uma visão errada e distorcida do carnaval e mostrar pessoas e histórias de nossa cultura nesta festa folclórica. E dar destaque a personalidades nunca lembradas e conhecidas com tanta beleza a contar e deixar como exemplo.


Portal
- Como o senhor começou a ter contato com a temática do carnaval?

Maurício Coutinho
- Por ser jornalista, publicitário e produtor de eventos culturais, meu convívio com celebridades e famosos propiciou a cobertura jornalística do carnaval pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Antes, já em eventos, sempre algo de carnaval era colocado. Devido a amizades antigas fui me afinando neste meio em que sou tão respeitado e conhecido, além de querido, pois sempre estou ajudado e fazendo algo por alguma escola e/ou pessoa. Diria até que o bichinho do carnaval me mordeu.


Portal - Por fim, que conselhos o senhor daria para as pessoas que pretendem se divertir no carnaval?

Maurício Coutinho - Se divertir no carnaval é uma questão de paixão. Existem pessoas que gostam e outras que não, e devemos respeitar isso. Mas, para saber o que se sobressai em cada uma, você precisa ir até uma escola de samba e participar como que de uma roda de amigos, ir mais de uma vez, em duas ou três escolas diferentes, para saber em qual você se afina melhor. Pode não ser paixão à primeira vista, mas valerá a pena se você acrescentar à sua vida a alegria da música, aumentar as suas amizades e quem sabe aumentar no Sambódromo o brilho do nosso carnaval.

 


 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade