logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

TV e crianças: uma relação conflituosa

A chamada “babá-eletrônica” pode não ser tão eficiente como se pensa

Sempre é possível dizer algo de negativo sobre a televisão, principalmente sobre a qualidade. Novos estudos, entretanto, criticam o meio de comunicação devido aos seus efeitos sobre as crianças.

Controle (dos pais) remoto?

No relatório Remotely Controlled , publicado em outubro de 2005, o psicólogo Aric Sigman diz que pessoas de todas as idades deveriam diminuir o tempo em fren- te à TV, principalmente as crianças. O re-latório apon- ta que a média de horas dedicadas à televisão é de quatro horas por pessoa na Inglaterra.

Já as crianças passam cerca de sete horas e meia assistindo televisão e ao computador, um aumento de 40% em dez anos.

Este crescimento causa problemas na educação escolar: “Os professores estão sob a pressão de chamar a atenção dos alunos por causa da exposição deles as imagens rápidas das telas. Eles estão enfrentando uma geração que encontra dificuldades em prestar a atenção e, consequentemente, em aprender. Além disso apresentam muito pouco autocontrole e comportamento anti-social”, afirmou o pesquisador Aric Sigman.

TV no quarto

Outros dois estudos trataram do mesmo tema: crianças e televisão. Um deles, publicado em julho de 2005 pelo Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine , concluiu que os pais devem ter bastante cuidado ao expor crianças em idade pré-escolar à TV. Não só: recomenda vivamente que os pais não permitam aos filhos possuir uma TV no quarto.

O segundo estudo, publicado pela Stanford University and Johns Hopkins researchers analisou os resultados escolares de 350 crianças que possuem TV no quarto.

Os resultados mostraram que as crianças com TV no quarto obtiveram de sete a nove pontos abaixo dos seus colegas que não tinham o aparelho para si. Os testes abarcaram os temas matemática, artes e leitura.

Conclusão

Os três estudos trazem uma mensagem clara: a TV pode ser o que ele é, ou seja, um entretenimento. Entretanto, quando começa a invadir a vida familiar de tal forma que se torna o único meio de diversão, pode ser um problema.

Afinal, se entre brincar com os amigos ou estar com os familiares, a televisão é mais interessante, ou há um problema com os amigos e familiares ou com a criança...



 

   
   

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade