logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Fonoaudiologia: A Terapia da Paciência

Helga Ferreira do Nascimento

A fonoaudiologia, pensando nos modelos atuais, está cada vez mais sendo aprimorada e diversificada.

Novos modos de intervenção terapêutica estão surgindo a cada dia, aprimorando a terapia fonoaudiológica para que esta seja cada vez mais atraente para o paciente.

O que ocorre muitas vezes é que, durante o tratamento, o paciente se cansa e os pais se cansam, enquanto que as melhoras são apenas graduais. O fonoaudiólogo não tem uma “varinha mágica”, pois somente com um passe de mágica os problemas seriam sanados da noite para o dia. O organismo reage de diferentes maneiras e que cada pessoa é uma pessoa. Mudar um padrão de comportamento, que pode ser de fala, de deglutição, de respiração ou de escrita, já instalado há algum tempo, exige esforço e ... tempo.

Para o profissional não há nada mais gratificante do que ver a melhora do seu paciente.

O que não podemos perder de vista, nestas diversificações terapêuticas, é o próprio paciente. Conhecendo suas limitações e fazendo com que estas sejam superadas.

Não apenas trabalhando as dificuldades e sim o que antecede essas dificuldades. Fazendo que esta fase anterior seja reforçada para a fase seguinte (o qual é a dificuldade propriamente dita). É estar junto do paciente, fazendo-o caminhar: primeiro segurando-o pelas duas mãos, depois com uma mão e depois apenas aparando-o para finalmente vê-lo caminhar sozinho e com segurança.

Para os pais, familiares e amigos: seja qual for a técnica terapêutica escolhida, estejam juntos, com paciência e amor. Seja para uma criança, adulto ou idoso, o mais difícil é a cobrança daquilo que não se consegue fazer.



 


 

Helga Ferreira do Nascimento é Fonoaudióloga em São Paulo. Trabalha com o Método de Reorganização Neuro-funcional - Método Padovan.

E-mail: helga_fono@hotmail.com

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade