logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

"Tsunami" é Nota Trágica na Sinfonia da Vida

© Ir. Zuleides M. de Andrade

A onda gigante que os asiáticos denominam "Tsunami" não considerou quem merecia férias na orla marítima nem quem se alegrava pela oportunidade de um ganho extra. Não considerou a idade e procedência, os laços de família e amizade, os compromissos e carências. Nem ao menos levou em conta a proximidade com as festas natalinas e o renovar de esperanças do ano 2005, prestes a despontar.

Avassaladora, lavou praias, jardins, ruas, abrigos, habitações... tudo que seu gigantismo encontrou pela frente, repetidas vezes. Lavou e levou belezas naturais, propriedades, sonhos, projetos, presunções, egoísmos, virtudes e vícios dos humanos. Levou a segurança de lares e de amores cultivados, levou a mão amiga e o sorriso de tantas crianças.

A onda gigante lavou, levou e enterrou vidas. Obrigou os homens a abrirem grandes valas para enterrarem corpos. Empurrou muitos países a abrirem caminhos de solidariedade para irem ao encontro dos sobreviventes.

Abriu também caminhos para os oportunistas. Há rumores de que chegam a seqüestrar crianças para receberem os fundos do governo destinados aos órfãos.

Nossa ajuda chegará ao destino certo? Cabe a nós devolver a Deus, através dos flagelados, um pouco do muito que recebemos em bens materiais e espirituais.

Há o sofrimento de milhões de pessoas que choram seus mortos e que perderam tudo.

Há centenas de anjos voluntários que buscam amenizar a dor e devolver dignidade.

Vacilam fagulhas de FÉ. A ESPERANÇA procura luzes para continuar em meio aos escombros da vida. Desponta e floresce a fina flor da CARIDADE.

A humana DOR grita pelo AMOR.

Situações caóticas abrem espaço para questionamentos e aprendizados.

Percebemos, em meio a tanta tragédia, algumas centelhas de luz?

A VIDA é presente, o que estamos fazendo dela?

O PLANETA é nossa casa, como cuidamos dele?

Há diversas formas de AJUDAR, o que faremos?

Que nossas preces, independente de crença e nacionalidade, nos irmane em torno do Deus da Vida, pelos que partiram e pelos que permanecem.

Que nas fendas abertas pela tragédia, no solo de tantas vidas e nações, consigamos plantar sementes de misericórdia, ajuda e esperança.

Que esta dor aproxime corações mentes, mãos e sentimentos e mova o mundo a ações de solidariedade e de paz.

Que a água, fonte de pureza e de vida, retorne de mansinho, lave nossas mágoas, nossos medos, nossa dor, nossas dúvidas e deixe espaço para o beijo do sol que vem reacender nossa fé e brindar-nos com o arco-íris de esperança!

Que nosso PENSAR, ORAR e AGIR atenuem, silenciem e harmonizem, pelo menos em parte, as NOTAS TRÁGICAS na SINFONIA da VIDA!



 


 

Ir Zuleides Andrade. Formada em Letras pela PUC / RS - Quando eu terminar a peregrinação neste tempo de sombra e de luz, um pouco de mim, em lembranças e palavras, ainda colocará brilho nos olhos das pessoas que eu toquei, das pessoas que amei.

Visite os blogs de Zuleides Andrade:

Blog da Zu - www.blogdazu.blogger.com.br

WebSister Blog - www.websister.blogger.com.br

 

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade