logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Comportamento & Qualidade de vida no trabalho"

ACREDITE!

Floriano Serra

Seja no trabalho, em casa, na comunidade onde você convive, há um monte de coisas nas quais devemos sempre acreditar – mesmo “apesar de”. Por exemplo: a crença de que é possível ser feliz - apesar de.

Para isso, é preciso que você acredite que você pode conduzir sua vida e que ninguém – ninguém! - é suficientemente poderoso a ponto de determinar sua (in) felicidade. Esse poder só existirá em outro se você permitir. Lembre-se que a porta do seu coração só pode ser aberta de dentro para fora. Logo, só entrará nele quem você deixar.

Acredite nas pessoas, nos animais, na Natureza – em tudo o que você quiser e que lhe faça bem – mas, sobretudo, acredite em você mesmo. Muitas pessoas nas quais você acredita podem ser fraudes, mas acredite que você não é. Nenhum ser humano é uma fraude, a menos que não acredite em si próprio.

Quanto tudo à sua volta parece indicar que o céu está sempre nublado ou que o perigo ronda você a cada esquina – acredite que por mais escuras que estejam as nuvens, há um sol por detrás delas que vai surgir a qualquer momento e que os caminhos da vida não são necessariamente feitos de esquinas.

Acredite na bondade das pessoas, por mais insensíveis que muitas vezes elas se mostrem. Certamente essas pessoas estão muito mais machucadas e ressentidas que você e por isso, durante algum tempo, deixam de acreditar no Bem. Mas, se você procurar, descobrirá que, anonimamente, tem muita gente fazendo maravilhas em matéria de bondade, perto ou longe de você.

Acredite que nenhum poder leva à felicidade se não estiver temperado com bondade. Poder legal é aquele que salva, compartilha, ajuda e provoca sorrisos. Acredite que mesmo aqueles que usam erradamente o poder e que às vezes fazem você sofrer por isso, logo serão iluminados pela lucidez e maturidade e buscarão a atitude certa – é apenas uma questão de tempo. Acredite nisso.

Acredite que você é capaz de fazer alguém sentir-se importante. Acredite e faça isso todo dia. Basta um gesto, uma palavra, um toque. E não se preocupe se você não for entendido ou se não houver reciprocidade. Não condicione sua atitude às atitudes dos outros – faça a sua parte.

É fundamental acreditar na capacidade de mudança do ser humano – porque só assim o mundo corporativo, familiar ou social faz sentido. Acredite que ninguém é perfeito e que um dos maiores desafios da nossa trajetória de vida é agir de modo a nos aproximar tanto quanto possível dessa perfeição.

Acredite que amanhã você vai despertar melhor do que hoje. E que se as coisas não estão correndo exatamente como você esperava, acredite que você poderá mudar aquilo que lhe diz respeito – mas não o mundo inteiro. Não perca tempo com sentimentos de culpa, acusações e lamentações, nem desperdice sua energia com questões sobre as quais você não tem poder de influência.

Finalmente, acredite que este artigo, longe de pretender transformá-lo em um idealista ou sonhador estéril, quer torná-lo um revolucionário feliz, seja na sua empresa, na sua casa ou na sua comunidade.

Mas um revolucionário a meu modo – aquele que sabe que a maior revolução que um ser humano pode fazer, consiste em primeiro promover mudanças interiores, para se tornar uma pessoa na qual todas as outras possam acreditar.


imagem escalando montanhas

 

Ver outros artigos da coluna


Floriano Serra é psicólogo, escritor e palestrante, autor de vários livros e artigos sobre o comportamento humano nas empresas. Foi diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, recebendo vários prêmios pela excelência em Gestão de Pessoas. É autor de uma dezena de livros, como "A Empresa Sorriso" e "A Terceira Inteligência", e mais de 200 artigos sobre o comportamento humano - pessoal e profissional, publicados em websites, jornais e revistas, inclusive no Exterior.
E-mail: florianoserra@terra.com.br

Publicado no Portal da Família em 07/11/2006

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade