logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Julia Manglano

Coluna "Bebê feliz"

O Mundo dos Livros

Julia Manglano

A leitura tem uma grande importância no processo de desenvolvimento dos bebês e das crianças. É o primeiro passo para multiplicar a inteligência do bebê, já que a leitura é uma função superior do cérebro. E, além de proporcionar a aquisição de cultura e valores, é uma grande fonte de lazer, diversão e prazer.

Os bebês e as crianças devidamente estimulados adoram ler! Eles têm um prazer inato em aprender e os pais devem, portanto, dar continuidade a isto, fomentando nos filhos, desde pequenos, o gosto pela leitura. Como?

Lendo estórias para eles... Isso é mais um motivo para estarmos perto deles, o que é muito importante, pois, pela proximidade física, eles se sentem amados e seguros, aprendem a virar as folhas do livro, percebem que se lê da esquerda para a direita, que as palavras são separadas e que as estórias têm começo, meio e fim.

Além disso, os pequenos desenvolvem aptidões concretas, quando lemos para eles:

- Poder de concentração e atenção. Estas qualidades são necessárias em nosso mundo, em que há muitas distrações e a tendência de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

- Poder de observação

- Fala

- Linguagem escrita, sintaxe e ortografia

- Criatividade e imaginação

- Pensamento lógico na futura criação de textos

- Inteligência emocional, porque percebem como sentem e pensam outras pessoas, por meio de personagens dos livros

- Relacionamento social, porque os livros fornecem conteúdo para as conversas e para eles expressarem opiniões e sentimentos

- Melhor compreensão do mundo e desenvolvimento de um espírito crítico

- Vontade, porque exige esforço mental

Uma boa idéia é montar uma biblioteca especialmente para cada filho e colocá-las ao alcance deles, para que possam, sempre que quiserem, de forma independente, pegar e guardar os livros.

Colocar os livros no carro e em outros ambientes onde a criança costuma estar; mostrar que os livros são preciosos e precisam ser cuidados são atitudes que também ajudam na relação das crianças com os livros... Se elas, sem querer, rasgarem uma folha, por exemplo, é importante colar ou consertar junto com elas.

Dar livros de presente em ocasiões especiais é outra maneira de mostrar o valor da leitura. Ajudar nossos filhos a terem facilidade na leitura e gostarem do mundo dos livros é um grande presente que podemos lhes dar.

 


mãe lendo livro com filha

 


Cursos AeD

 

Escola AeD

www.escolaaed.com.br

 

Ver outros artigos da coluna


Julia Manglano é Diretora da Escola AeD (www.escolaaed.com.br), Pós-graduada em estimulação infantil pela Escola Européia de Educação, Máster em orientação familiar pelo IEEE, Instituto Europeu de Estudos da Educação, Máster in Business Administration pelo IESE, Universidade de Navarra.
e-mail: aed@escolaaed.com.br

Fonte: Artigo originalmente publicado na Revista Ser Família – Maio/Junho 2009 Ano III – Nº 15

Publicado no Portal da Família em 20/03/2011

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade