logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Dicas para os pais de recém-nascidos terem uma boa noite de sono

Algo tão simples e natural como dormir pode se tornar um verdadeiro desafio quando um novo membro chega à família. Especialmente para os pais de primeira viagem, a hora de relaxar pode se tornar um momento de angústia, já que os bebês carecem de atenção ininterrupta, inclusive durante a noite.

Além de levantar para a amamentação e troca de fraldas, muitos papais e mamães ficam à espreita a noite toda, na expectativa de partir em socorro ao filhote ao menor barulhinho. Qualquer movimentação mais brusca já os leva ao lado do berço – o que gera uma ansiedade que impede os pais de cerrarem os olhos por muito tempo, muitas vezes passando a noite em claro.

Isso pode ser comum nos primeiros dias após o bebê chegar em casa, afinal leva um tempo para ambos os lados se adaptarem, mas, se isso for recorrente, pode prejudicar as atividades diárias. Por isso, preparamos algumas dicas não só de como fazer o bebê dormir a noite toda, mas também para os papais.

Trabalho em equipe

É importante que um lado não fique sobrecarregado. Ainda que um dos pais tenha que voltar a trabalhar, é interessante organizar um esquema de turnos, revezando de acordo com as possibilidades de cada casal.

O leite materno é o melhor alimento para o bebê e o protege de muitas doenças.  O aleitamento materno somente no peito para bebês de até 6 meses é a recomendação taxativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Após essa idade, o aleitamento materno até os dois anos ou mais, em conjunto com outros alimentos, traz resultados fantásticos para a saúde da mãe e do bebê. Além de proteger o bebê contra várias doenças, a amamentação no peito é um momento muito especial entre mãe e filho, oportunidade para transmitir segurança, carinho e o amor que o filho precisa para se desenvolver bem. Em alguns casos específicos, o pediatra pode recomendar complementar a alimentação do bebê recém-nascido usando a chamada fórmula de leite, possibilitando que o bebê seja alimentado com mamadeira (consulte sempre seu pediatra).

Mesmo que o recém-nascido esteja se alimentando somente no peito, pode-se manter a nutrição apenas com o leite materno sem depender somente de a mãe levantar durante a noite. A mulher pode garantir algumas horas a mais de sono se deixar mamadeiras cheias com o leite bombeado do peito antes de ir para a cama, assim o pai pode responder primeiro ao chamado do filho.

Sinal de recolher

Outra dica é ir dormir quando a criança adormecer. Quando ela pegar no sono, mesmo que seja uma soneca no meio da tarde, aproveite para fazer o mesmo. Pode ser difícil no começo e você pode ficar com a sensação de que tem coisas a fazer, mas garantir algumas horas de descanso é mais importante, tanto para sua saúde mental quanto para a segurança do seu filho. Então controle a vontade se inteirar da novela ou de seu seriado preferido, barre os impulsos de aproveitar o tempo livre para ajeitar a bagunça que está na casa e vá se deitar também!

As visitas de parentes e amigos, conversas, risos e barulhos novos pode deixar o bebê muito agitado para conseguir dormir. Muitas mães adotam um "ritual do sono" para ir acalmando o bebê. Um ambiente tranquilo, massagem, banho, uma música de fundo relaxante para bebês, o som da mãe/pai cantando uma canção de ninar, tudo isso pode ir acalmando o bebê.

Sono sem interrupções

Uma das formas mais simples de melhorar a qualidade e quantidade de sono dos papais é fazer com que o bebê durma a noite inteira. Para isso existem vários métodos que vão desde criar bons hábitos, colocando o bebê no berço ainda acordado, mas com sinais de cansaço, para que ele adormeça sozinho, sem a necessidade de niná-lo, até algumas técnicas mais polêmicas, como a do choro controlado, que consiste em não responder de imediato ao choro da criança.

Independentemente do método escolhido, ele deve ser aplicado de maneira consistente e seguido diariamente. Se um método não funcionar, claro que os pais podem testar outros, mas não adianta tentar apenas uma vez e no outro dia já mudar achando que não deu certo! Deve-se insistir por um tempo e ver se a criança se adapta. Para saber mais formas de como fazer o bebê dormir a noite toda, clique aqui .

Temperatura

É aconselhável que a temperatura do quarto esteja confortável, para que o bebê não fique desconfortável e fique acordando por se sentir incomodado. Em geral, a temperatura é boa quando está confortável para um adulto vestindo roupas leves. Colocar o bebê para dormir com muita roupa pode deixá-lo desconfortável, além de ser um dos fatores de risco de morte súbita. Portanto:

- Evite o excesso de roupas e fraldas que possam dificultar os movimentos do bebê e deixá-lo muito quente;

- Deixe os braços do bebê livres, para fora das cobertas. Assim, evita-se que ele deslize na cama e fique com a cabeça embaixo das cobertas;

- Evite deixar a cama com muitas almofadas, travesseiros, bichos de pelúcia e outros brinquedos que possam dificultar a respiração do bebê;

- É uma boa ideia colocar seu bebê para dormir de costas, pois deixa o bebê com a cabeça livre para respirar melhor, além de ser mais um cuidado contra o risco de morte súbita por sufocamento.

Os riscos de dormir de lado são semelhantes a dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais.

Bebê sempre por perto

Essa questão é controversa, enquanto alguns pais preferem colocar o berço ao lado de sua cama, outros acham melhor que o bebê durma em um quarto separado. A vantagem da primeira opção é que a qualquer gemido ou chorinho os pais podem apenas balançar ou acalmar a criança, sem a necessidade de levantar. Assim é mais fácil pegar no sono novamente.

De olhos fechados

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para cair no sono é deitar-se, mesmo que não consiga dormir, assim o corpo já relaxa e descansa. Evite ficar no celular ou com a TV ligada, mesmo que ache que assistir a um filme lhe dará sono, a luz que esses aparelhos eletrônicos emitem é estimulante e atrapalha o relógio biológico, impedindo o cérebro de desligar.

Não se desespere, nada é eterno

Por último, mas não menos importante, é preciso entender que as noites mal dormidas não vão durar para sempre! Tenha em mente que esse é um período de adaptação e aprendizados, e aos poucos uma nova rotina irá se formar.

Até os 4 meses, a tendência é que realmente os papais percam um pouquinho do sono, pois os recém-nascidos necessitam de mais atenção noturna, precisando mamar com mais frequência. Já nos dois meses subsequentes, os bebês tendem a se alimentar a intervalos maiores de tempo, mas é mesmo somente após os 6 meses que a maioria das crianças está pronta para ficar um período mais longo sem se alimentar, o que irá permitir o descanso maior dos pais.

Lembre-se ainda de que o que funciona para alguns pais, pode não ajudar, nem dar resultados para você. Cada caso é específico, as crianças têm um tempo de desenvolvimento diferente e os pais, uma rotina própria. Então adote as práticas que mais se enquadram e trazem bem-estar para a sua família, isso é o que mais importa para ter noites sossegadas e bem dormidas.

Pai e bebê dormindo

Imagem: Pexels

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 22/10/2016

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade