logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Saiba quais são os benefícios de ter um pet em casa

Ter um animal de estimação equivale a contar com um companheiro sempre ao lado. Muito mais do que isso, a presença dos bichinhos ajuda a aliviar o estresse do dia a dia para pessoas de todas as idades, e as crianças costumam sentir ainda mais os benefícios.

O contato entre a criança e o animal pode fazer com que ambos aprendam a controlar ações impulsivas, como a agressividade. Crescer junto com um bichinho também ajuda o pequeno a se comunicar melhor, a aumentar a sua autoestima e a desenvolver os vários níveis de aprendizado nesta fase da vida.

É claro que alguns cuidados devem ser tomados ao colocar um animal de estimação em casa, tanto com ele, quanto com a família. Manter a higiene do bichinho e do ambiente onde ele fica é essencial, assim como o uso do tapete higiênico e a regularidade dos banhos no pet.

Conviver frequentemente com cães ou gatos pode diminuir as chances das crianças contraírem infecções e doenças respiratórias, principalmente os bebês com até um ano de vida. Os pequenos ficam mais expostos aos germes dos animais, estimulando o fortalecimento do sistema imunológico.

Isso também tende a acontecer em adultos, mas de forma mais leve, já que os seus corpos estão mais desenvolvidos. Ainda assim, as chances de um adulto que tem um animal de estimação adoecer são menores.

Alguns animais são ótimos para fazer companhia na hora da prática de exercícios físicos, mesmo no caso das crianças, que podem brincar de correr com eles. A realização de atividades físicas aumenta a pressão arterial e melhora a saúde cardiovascular. Por isso, os benefícios de ter um bichinho em casa são inúmeros.

Crianças e cachorrinho

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 28/09/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade