logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Outono será mais frio em 2016: saiba como deixar sua casa aquecida

Abril começou com temperaturas altas e muita gente já se perguntava quando iria chegar o frio ou se realmente ele viria. Isso porque em 2015 o frio decepcionou, não veio com a mesma força de antes. Entretanto, para este outono, especialistas concordam que o frio poderá chegar mais cedo. E isso, por causa do conhecido El Niño.

O fenômeno altera as correntes de vento e a pressão atmosférica, assim interfere na intensidade e caminho das massas polares. Neste outono, o El Niño está mais fraco, o que causa um desaquecimento das águas do oceano. Assim, teremos alguns dias mais gelados e como de costume, noites mais frias, característica do outono.

Para se preparar para essa chegada antecipada, preparamos algumas dicas para deixar sua casa mais aconchegante nessa época.

Na hora de economizar energia e poupar o meio ambiente, o uso de aquecedores a gás faz a diferença. Esses aparelhos aquecem a água do chuveiro ou torneiras em poucos instantes, devido ao queimador envolvido pelo instrumento por onde passa a água. Por segurança, os aquecedores possuem uma válvula de segurança que controla a passagem de gás e ainda um sensor que sabe identificar se a água está com temperatura baixa para poder aquecê-la.

Usar cortinas de algodão ou linho também aquecem a casa. Essas opções simples são mais eficientes que outros materiais como os sintéticos. E, ainda, cobrir os sofás com mantas e xales, são ótimos para aquecer quem senta, dão um toque na decoração e mantém a sujeira longe. Da mesma maneira, o chão coberto com tapetes evita que 10% do calor seja perdido por essa parte da casa. Além disso, o item pode combinar com o estilo do lar e transmite conforto.

Para as portas e janelas, algumas alterações básicas podem deixar sua casa mais quente. Preservar o calor dentro do ambiente interno com papel de parede é uma ótima ideia. Ainda mais para quem gostaria de mudar ou adicionar algo na decoração. Já para os vidros, os jogos duplos bloqueiam a entrada de ar e deixam sua casa aquecida para esta estação.

Mas, atenção, doenças respiratórias são comuns nessa época do ano. Por isso a limpeza e higienização de estofados é importante para deixar ácaros e bactérias longe da sua casa. Seguem algumas dicas:

  • Use o aspirador de pó para limpar carpetes e estofados;
  • Regularmente, passe ao menos um pano úmido nas superfícies para limpar o pó;
  • Para cortinas e tecidos, use também um pouco de sabão de coco;
  • Sempre que possível, mantenha portas e janelas abertas para circular o ar;
  • Coloque cobertas, travesseiros e colchões em lugar arejado e em exposição ao sol pelo menos uma vez por semana.

Mulher agasalhada

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 30/04/2016

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade