logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Pais na escola: envolvimento e participação na educação formal dos nossos filhos

Educar não é fácil, e pode ser ainda mais difícil se cada uma das partes responsáveis pela educação das crianças não assumir esta responsabilidade. A Constituição brasileira afirma que a responsabilidade pela educação infantil recai sobre a família e a escola. Mas se essas duas instituições trabalharem juntas, o aprendizado será muito mais fácil e divertido para a criança.

Se passarmos a enxergar a família e a escola como uma equipe que tem os mesmos objetivos, será mais fácil trabalhar para uma melhor educação. Quando pensamos em equipe pensamos em um grupo que trabalha junto, “passando a bola”, não seria muito estranho ver um time de futebol, por exemplo, chutando a bola para lados diferentes? A mesma coisa é a educação, de nada adianta uma certa atitude dos professores em relação ao mau comportamento se em casa os pais não trabalharem da mesma forma. Assim, para educar é necessário conversar, estar por dentro do que acontece na vida escolar do seu filho, participar das reuniões e decidir coletivamente o que é melhor. O mais importante é que ambos lados estejam usando o mesmo método, o que é motivo de punição na escola também será em casa, assim como o que é um comportamento exemplar deverá ser reconhecido nos dois lugares. Assim a criança terá regras claras sobre como nós esperamos que ela aja.

Neste sentido, ao escolher a escola do seu filho, é importante não procurar por aquela que fica mais perto de casa, ou em onde os amiguinhos dele estudam, mas sim uma escola que irá formar o seu filho moralmente como você o faria, você deve estar de acordo com o sistema de ensino e de cobranças da escola, e sobretudo com a ideologia que se baseiam para educar. Lembre-se que nos momentos em que seu filho está na escola, você está dando autoridade para que estes educadores assumam parte da educação do seu filho. Por isso você deve certificar-se que você está de acordo com o projeto pedagógico da escola em que você pretende matricular seus filhos. Caso você não possa escolher a escola do seu filho pelo projeto pedagógico e o matricule na escola pública do seu bairro, você pode participar das reuniões do conselho escolar e ajudar a construir a escola que você quer.

Mas além de confiar na escola você tem que dialogar com o seu filho, estar pronto para ouvir tudo o que ele tem vivenciado na escola. É muito importante ser um pai (e uma mãe) presente na vida escolar do seu filho, mas é bom deixar que ele resolva sozinho alguns problemas que possam acontecer, principalmente aqueles relacionados à socialização. A criança desenvolverá assim sua capacidade de enfrentar situações adversas por si mesma.

As situações nas quais você deve estar presente são as reuniões de pais e professores, as entregas de resultados e as festas e atividades em que a escola convida a família a se envolver. Uma conversa ocasional com a professora ao final da aula para acompanhar o desempenho do seu filho é recomendada, mas uma presença constante na escola pode ser prejudicial para o desenvolvimento da criança e sua relação com os coleguinhas.

É uma questão de dosar, de dar liberdade mas ao mesmo tempo estar presente, assim você permite que seu filho se desenvolva e ao mesmo tempo mantém um olhar atento sobre seu progresso, e o seu filho se sentirá importante e muito mais confiante.


Publicado no Portal da Família em 22/11/2013

Pais na escola: envolvimento e participação

Publicidade

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade