logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Preparação para o Natal

Pe. Paulo M. Ramalho

Olá a todos!

Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “preparação para o Natal”.

Gostaria de falar sobre o presépio.

O costume de fazer o presépio é muito antigo, remonta ao século XIII e tem sua origem com São Francisco de Assis. A partir desse santo, tal costume começou a se espalhar por todos os lares cristãos e a ajudá-los na preparação do Natal.

Que diferença faz a presença do presépio numa casa nos dias que antecedem o Natal! Ele é de uma riqueza inimaginável!

De fato, todo presépio

- inspira devoção;
- encanta os nossos olhos;
- enche o lar de simplicidade;
- passa a ser o centro do lar, afogando todas as preocupações materiais;
- transmite paz;
- transmite uma luz inexplicável.

A cena do presépio é a mais humana que se possa imaginar. Na gruta de Belém tudo é encantador, tudo é apresentado sob a forma mais singela. O Menino Jesus é uma criancinha, frágil como as criancinhas recém-nascidas... Uma criancinha que precisa do auxílio das criaturas, que tem frio e fome, apesar de ser o Rei do Céu e da Terra. Esse pensamento, despertado pela visão do presépio, faz nascer em nós uma estranha sensação de ternura, de amor e de perplexidade, como ja­mais se sente em qualquer outra circunstância.

“Nossa Senhora, São José, os Reis Magos, os pastores... Nós os contemplamos em cada Natal com a mesma emoção; revemos aquelas imagens com a mesma ale­gria com que revemos os entes que nos são mais queridos. Em cada Natal gos­tamos mais do nosso presépio. E os sentimentos familiares se entrelaçam com a ideia sublime daquela cena sublime.

Nunca um presépio é monótono. Jamais, contemplando-o, a vaidade, o orgulho, a inveja e todas as misérias humanas surgem à tona do nosso pensamento. Tão incomensuravelmente bela é essa cena que a sua simples representação, por mais ingênua e singela que seja, es­plende em nossa alma com um fulgor maravilhoso e uma ternura que não é deste mundo” (O Natal, Isabel de Almeida Serrano).

Que pena que esse costume vem se perdendo com o tempo! Que pena que, como fazia notar uma pessoa outro dia, quase já não há nenhum símbolo cristão nas decorações natalinas.

Que bom seria se retomássemos esse costume do presépio!

Que bom seria se enchêssemos o nosso Natal de significado montando a cada ano, independentemente da nossa idade, um belo presépio em nossa casa! Que essa seja uma tarefa familiar, na qual, quem sabe, cada membro da família se sinta envolvido. Fazer isso já será o início do Natal, do espírito de amor, de união, de fraternidade que envolve essa data.

Uma vez terminado o presépio, façamos o seguinte:

- passemos várias vezes por dia, se possível, diante dele para dar uma breve olhada e digamos a Jesus, fomentando a expectativa da Sua vinda: “Vem Senhor Jesus, vem nos salvar! Vem senhor Jesus, não tardes!”
- paremos com um pouco mais de calma para rezar diante dele. Um santo recomendava que sentássemos diante do presépio e ficássemos ali uns minutos meditando nas lições que podemos tirar daquela cena: lição de humildade, de pobreza, de simplicidade, de amor etc.

Que Deus vos abençoe nesta semana neste caminhar, cheio de expectativa, em direção ao Natal!

Uma santa semana a todos!

Publicidade


Pe. Paulo M. Ramalho é Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais).

Site: http://www.fecomvirtudes.com.br

Publicado no Portal da Família em 14/12/2013

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade