logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Projeto Família

Pe. Paulo M. Ramalho

Não há projeto humano mais belo na terra do que construir uma família! Como é belo ver um lar com vários filhos e os pais sendo protagonistas da criação de filhos extraordinários que poderão ter uma parcela no futuro na transformação deste mundo!

Os projetos mais valiosos deste mundo são os projetos humanos e construir uma família é o projeto humano por excelência. Nada se compara a isto! A beleza de uma família é incontestável!

O casal que tem este projeto é um casal que fala com a boca cheia. Tem brilho nos olhos.

Construir uma família:
- é perceber que o maior bem que há no mundo, sem comparação nenhuma com qualquer bem material, são os filhos;
- é perceber que cada filho traz uma riqueza extraordinária à família;
- é perceber que cada filho nos faz ser mais felizes, dilata o nosso coração, deixa a vida mais bela;
- é perceber que cada filho é uma fonte de orgulho, de um santo orgulho;
- é perceber que dá mais alegria este projeto do que ser presidente de uma multinacional, ocupar altos cargos profissionais.

Todos nós fomos feitos para coisas grandes. O que acham de ter este projeto?

Muitos dirão: “mais isto não é fácil, o senhor está falando de algo grande, de construir uma família bonita, de ter vários filhos, um, dois, três, quatro... Isto não é nada fácil!” E eu diria: e quem disse que é fácil? Nada que vale nesta vida é fácil. Como dizia um santo, “todo ideal grande custa sacrifício”. E quanto maior o ideal, maior o sacrifício. Mas a beleza do ideal é o que ele vale, não o que custa.

Gostaria que todos vocês sonhassem com este projeto de construir uma família bonita, grande, na medida do possível. Quem for mais velho e já não possa mais realizar este ideal que anime os mais novos a construí-la. Com quantos filhos? Não sei, isto depende de uma série de fatores: condições econômicas, condições físicas, psíquicas etc. Mais quem tem o projeto de construir uma família, tem o desejo de ter, na medida do possível, muitos filhos, pois eles são a materialização da expansão do amor. Quem tem este projeto coloca o ideal de expandir a família na frente de:

- ter um carro último modelo;
- ter uma casa no bairro tal, com tais e tais móveis de tal e tal loja;
- viajar para o exterior todo ano;
- ter roupas de marca etc.

Infelizmente muitas pessoas têm colocado estes requisitos na frente e acabam construindo uma micro família não por razões de força maior, por razões de peso, mas por motivos egoístas, por querer acima de tudo “curtir a vida”, ter "uma vida regalada".

Volto a dizer: nada se compara a ter uma família maravilhosa, grande, na medida do possível, essas famílias que antigamente víamos nos filmes e tocavam profundamente o nosso coração. Elas fazem brilhar os nossos olhos, pois elas são fruto do amor e o próprio do amor é dar-se, expandir-se, abrir-se às alturas etc.

Sonhemos todos nós com este ideal e o mundo se tornará muito mais feliz!

marido, esposa e filhos

Publicidade


Pe. Paulo M. Ramalho é Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais).

Site: http://www.fecomvirtudes.com.br

http://www.facebook.com/ profile.php?id=100001797967721
twitter.com/perseveranza

Publicado no Portal da Família em 19/03/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade