logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Redobre os cuidados com a saúde de sua família durante o inverno

Atitudes como limpar o filtro do ar condicionado são fundamentais para a proteção de quem você ama

O friozinho do inverno pode trazer muito aconchego, filmes debaixo do cobertor, caldinhos e chocolate quente em família, mas também pode trazer complicações para a saúde de todos, sem exceção.

As baixas temperaturas somadas ao ar tipicamente seco da estação podem causar gripes, resfriados e desencadear uma série de alergias em adultos e crianças de todas as idades. Por isso, trazemos algumas medidas simples que podem evitar esses males relacionados ao inverno. Confira!

Manter a casa limpa

Para evitar diversos problemas respiratórios e reações alérgicas, é muito importante manter a casa limpa e livre de poeira. Por isso, passar um pano úmido sobre a superfície dos móveis, varrer o chão e aspirar tapetes e cortinas diariamente é fundamental.

Umidificando o ambiente

Para garantir a qualidade do ar nos meses de frio e estiagem, deixe algumas janelas abertas quando o ar condicionado não estiver em uso. Verifique se seus filtros estão limpos ou se é hora de adquirir um novo aparelho com tecnologia de filtragem de ar e função frio e quente, como estes .

Se sua casa não conta com ar condicionado, use um umidificador de ar ou bacias com água espalhadas nos cômodos.

Na hora do banho

Quando está muito frio, a tendência é que todos fiquem mais tempo debaixo da água quente do chuveiro, principalmente as crianças. Porém, essa atitude pode desencadear alergias na pele.

Quando a temperatura da água está muito elevada, ela remove a camada protetora natural da pele (formada por gordura), o que a deixa mais sensível ao ressecamento e à ação de fungos, bactérias e outros micro-organismos que causam reações alérgicas.

Por isso, explique a sua família a importância de tomar banhos breves com água morna e utilize sabonetes neutros.

Hidratação em dobro

Além de usar cremes hidratantes para a pele, é muito importante manter a hidratação do corpo. Não descuide da ingestão de líquidos: incentive sua família a não deixar de consumir pelo menos dois litros de água por dia, principalmente crianças e idosos, que perdem líquidos com mais facilidade.

Também vale tomar muitos sucos naturais e chás, como camomila, erva doce, erva cidreira, entre outros. O chá verde, chá mate e chá preto devem ser evitados durante a noite, pois contêm cafeína e podem atrapalhar o sono.

Família com roupas de inverno

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 27/06/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade