logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Reforma do quarto das crianças: o que você precisa saber

Um novo ano começa e novas iniciativas passam a entrar em curso em diversos lares. Pequenas reformas e modificações podem ser feitas, mesmo com poucos recursos e baixo investimento. Basta um pouco de planejamento e boas ideias para alterar completamente o aspecto de um ambiente e renovar as energias e os espaços para um novo período. É o caso do quarto das crianças, que pode ganhar uma reforma e proporcionar ainda mais conforto e diversão durante as férias.

Funcionalidade

A primeira questão colocada nesse espaço deve ser a funcionalidade. Principalmente porque a falta de espaço é uma das maiores dificuldades encontradas pelos pais na hora de guardar os brinquedos, roupas, computador, objetos de estudo e outros elementos no quarto. Por isso, é importante pensar em móveis e compartimentos que consigam comportar o maior número de objetos, tendo em vista que, com o crescimento, a criança tende a adquirir cada vez mais itens. Na hora de escolher camas, é sempre bom optar por aquelas que possuem gavetas e economizam espaço. A parte inferior também pode ser aproveitada com caixas, tudo de forma que a própria criança consiga organizar por conta própria, criando um senso de organização e responsabilidade.

O momento pode ser ideal também para o desapego. Em muitos casos, é válida uma boa faxina antes de qualquer mudança, resultando uma avaliação do que pode ser doado, jogado fora ou mantido. Assim, há também a abertura de novos espaços para que os presentes e novos elementos entrem.

Conforto

O conforto aplicado a esse cômodo deve ser sempre pensado em combinação com a segurança, principalmente no caso de crianças menores. Quinas de camas, parapeitos de janelas e até mesmo prateleiras requerem uma atenção maior para evitar acidentes. Além de áreas para brincar e deitar, o ambiente deve contar com proteção na ponta das camas, escrivaninha e cadeiras. As janelas podem receber telas e o piso pode ser coberto com um tapete, que é ótimo para as brincadeiras no chão e para um conforto maior. Esse tapete, por sua vez, pode ganhar também adesivos na parte inferior, que fixam de forma mais eficiente ao solo e evitam escorregões e possíveis acidentes.

Outra questão que envolve o conforto é também o próprio visual do quarto, já que esse fator influencia mais do que apenas esteticamente a vivência nesse espaço. É o caso de escolher cores mais suaves, por exemplo, somente com toques e detalhes em cores mais fortes. Esse efeito favorece tanto a iluminação do ambiente quanto a própria recepção visual, acalmam os ânimos e contribuem para o relaxamento na hora de dormir. Além disso, a questão do conforto deve ser pensada também na cama, na escolha de produtos ortopédicos como os colchões de molas, que evitam problemas na coluna e auxiliam no crescimento saudável da criança.

Iluminação

Outro fator importantíssimo no quarto das crianças deve ser a iluminação. Mais do que apenas um detalhe, ela deve ser reforçada e pensada de modo a tornar a visão mais limpa e clara. Nesse período de desenvolvimento da visão e de estudos, é importante que as crianças consigam um bom espaço para se dedicar à leitura e não prejudicar sua visão. É bom apostar em pequenas luminárias para a escrivaninha e cabeceira da cama, por exemplo, e estimular sempre a iluminação natural com cortinas mais claras, deixando sempre o ambiente arejado e claro.

criança no quarto

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 08/02/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade