logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

"carta-modelo" de representação ao MP (Ministério Público) solicitando tomada de providências



EXCELENTÍSSIMO SENHOR PROMOTOR DE JUSTIÇA ........................ [1]

 

[2]


FULANO DE TAL, ............................................................. [3], vem, respeitosamente, relatar os seguintes fatos que ensejam a atuação do Ministério Público:
...................................................................................................................................

...................................................................................................................................

................................................................................................................................... [4]


Diante do exposto, considerando que os fatos acima narrados caracterizam, em tese, ofensa ao Estatuto da Criança e do Adolescente
[5], requer-se ao Ministério Público sejam tomadas as providências cabíveis.

 

LOCAL E DATA.

 

ASSINATURA (somente a assinatura, sem repetir o nome) [6]

 


[1] Consignar qual é o Promotor para o qual é dirigida a representação, conforme o seu objeto: por ex.: da Infância e Juventude (interesses difusos), da Cidadania, do Meio Ambiente, do Consumidor, da Habitação e Urbanismo.

[2] É de praxe deixar-se um espaço razoável entre o endereçamento e o corpo da representação, a fim de possibilitar seja lançado o despacho de andamento inicial e/ou outras anotações internas, de caráter administrativo.

[3] Dados de qualificação do autor da representação: nome, nacionalidade, endereço, cédula de identidade, etc.

[4] Relatar os fatos em relação aos quais pretende-se sejam tomadas as providências cabíveis. O relato deve ser o mais possível concreto, preciso e objetivo, fornecendo, se possível, os dados de identificação do autor - ou autores - da conduta que se pretende seja investigada e/ou cessada e "punida".

[5] A alusão é meramente exemplificativa; dependendo do caso concreto, consignar, por ex.: "dano ao patrimônio público", "ofensa ao consumidor", "ofensa ao meio ambiente", etc..

[6] É importante consignar que este "modelo" visa apenas fornecer a estrutura formal de uma representação. Assim, é evidente que a forma de expor os fatos e de redigir a representação pode (e deve) seguir o estilo pessoal e a criatividade da pessoa que está fazendo a representação.

 

 

 

 

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade