logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Meotoiwa - as pedras casadas do Japão

As Pedras Casadas de Futami

O caráter sagrado do matrimônio é reverenciado em diversas culturas, por diversos modos, ao longo dos tempos. Um desses exemplos são as chamadas pedras-casadas, existentes no Japão.

As meotoiwa são duas rochas no mar, uma ao lado da outra, localizadas na baía de Ise, na cidade litorânea de Futamigaura, Japão, que simbolizam a santidade do matrimônio. ”Futami” significa ”observar mais uma vez”, em virtude da beleza dessa praia.

A pedra-marido, simbolizando o homem, um tipo forte e silencioso, tem 9 metros de altura, e a pedra-esposa, simbolizando a mulher, tem 4 metros de altura.

Consta que as pedras foram "casadas" por sacerdotes xintoístas há mais de 1.300 anos, usando a shimenawa (“corda sagrada”), uma espessa corda feita de palha de arroz trançada, com 35 metros de comprimento, que é trocada quatro vezes ao ano, quando a maré está baixa, em um cerimônia na praia onde os participantes passam a corda (que pesa mais de uma tonelada) de pessoa a pessoa.

Os turistas preferem visitar o local principalmente no verão, pois nessa época dizem que o sol parece nascer entre as duas rochas. Eventualmente é possível ver ao longe o Monte Fuji, distante cerca de 220 Km.

Existem várias Pedras Casadas espalhadas pelo país, onde, normalmente, a maior rocha representa o homem, e a menor a mulher, unidas por uma corda feita da palha de arroz que simboliza a união matrimonial.

Fontes:

Revista Seleções Reader’s Digest - Jan/2010

Jornal NippoBrasil - http://www.zashi.com.br/zashi_provincias/25_mie.php

Pronuc Japão.Ásia - http://pronuc.com/pedras-casadas/


 

 

Visite nossa seção Variedades e Curiosidades

Meotoiwa - as pedras casadas, vistas de noite

Publicado no Portal da Família em 22/06/2010

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade