logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Cartilha: Saber Amar - Qual é a sua?


Podemos reconhecer desde o nascimento o menino ou a menina, simplesmente observando os genitais externos. Quanto ao resto, os dois sexos são muito parecidos: têm a mesma altura, o mesmo peso e a mesma configuração corporal.

NOSSO CORPO ESTÁ CRESCENDO E SE DESENVOLVENDO

Cartilha Saber Amar


               É a partir da puberdade, período da vida que vem depois da infância e antes da idade adulta, que a diferença entre os dois sexos se acentua. A puberdade é o primeiro sinal de que o jovem está entrando na adolescência e à medida em que existem modificações bioquímicas e físicas, as diferenças próprias de cada sexo que não eram visíveis, tornam-se mais nítidas. Uma característica fundamental da puberdade é que após seu desenvolvimento total, tanto o homem como a mulher adquirem a capacidade de reproduzir a espécie humana. Embora sendo capaz para a reprodução, o homem não pode fazê-lo só. Necessita unir-se a outro de sexo complementar.

                O desenvolvimento da capacidade para a reprodução e o crescimento do corpo são distintos. Iniciam-se conjuntamente, mas terminam em tempos diferentes, sendo a constituição física do adulto adquirida após a maturação sexual.

                Além da maturação sexual e outras mudanças características da puberdade, há as famosas “tarefas” psicossociais da adolescência das quais já falamos nos comentários iniciais, que se irão cristalizar e interferir no desenrolar da vida adulta.

 


anterior
próximo
Índice

Divulgue essa cartilha para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org

Publicidade