Portal da Família
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
LAZER FAMÍLIA | Jogos e Brincadeiras de Salão |
Sabe aquele final de semana (ou feriado) em que a chuva não para de cair e as criançada está ansiosa por brincar? Existem muitas alternativas interessantes à televisão. Aqui vão algumas dicas de brincadeiras de salão que podem alegrar a garotada nestas ocasiões, desde os mais simples até alguns mais complexos. |
1. Dentro e Fora
2. Jogo do Minuto
3. Escolha a Mão
4. Esconde Objeto
5. Jakenpô
6. Tabuada
7. Palitinho
8. Forca
9. Stop
10. Os ruídos da noite
11. Tique-taque
12. Que há de diferente?
13. Tiago disse
OBS: nos jogos abaixo quando se fala de adulto que dizer uma pessoa responsável pela condução/organização do jogo que pode ser um adulto propriamente dito, um jovem ou até uma criança mais velha em alguns jogos.
10. Os ruídos da noite |
Descrição/Objetivo: jogo simples que exercita a audição e a memória. Grau de Dificuldade: simples. N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: de 4 a 6 crianças) N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto. Uma pessoa escolhida para ser o coordenador do jogo diz: Sentem-se. Vamos ver se vocês sabem ficar calados e atentos como bons espiões e se têm ouvido apurado. Vou apagar a luz, e em seguida farei certo número de barulhos. Acenderei depois a luz e vocês deverão fazer a lista dos sons que ouviram e reconheceram.
Deixe um espaço de 5 segundos entre cada ruído. É interessante observar como os jogadores organizam as listas: uns anotam os ruídos desordenadamente, outros tentam reconstituir a ordem em que os ouviram. * se forem crianças muito pequenas, que não sabem escrever, elas podem cochicar no ouvido do coordenador a relação dos ruídos que reconheceram. Ganha o jogador que reconhecer a maior quantidade de sons. |
11. Tique-taque |
Grau de Dificuldade: simples. N.º de crianças: mínimo 1 (ideal: até 4) N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto, que também pode participar da brincadeira. Arranje um relógio barulhento. O coordenador do jogo diz: - Vamos ver quem tem o melhor ouvido da equipe. Os jogadores se dispõem ao redor da sala. Cobrem-se os olhos de um deles, enquanto se esconde o relógio. O “cego” deve descobrir o relógio, guiando-se pelo som. Você marca o tempo que o jogador levará para descobrir o relógio. Após o primeiro jogador descobrir o relógio, é a vez do próximo jogador, sucessivamente. Ganha quem conseguiu descobrir o relógio em menos tempo. |
12. Que há de diferente? |
Grau de Dificuldade: simples. N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: de 4 a 6 crianças) N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto. Forme equipes. O coordenador diz: - Todos têm 3 minutos para examinar o que vêm à sua volta. Agora, saiam da sala.
- Entrem todos! Mudei várias coisas de lugar. Dou-lhes um minuto para ver se as descobrem. Pronto? Anotem depressa as mudanças efetuadas. Os jogadores entregam-lhe as listas, que devem ser assinadas. Marque 2 pontos para as observações certas. Tire um ponto por objeto indicado erradamente. O jogo deve ser realizado por equipe. Quando o minuto de observação estiver esgotado, as equipes saem e se agrupam. Os jogadores de cada equipe têm 3 minutos para dialogar em voz baixa e organizar uma lista comum. Ganha a equipe que fizer mais pontos. |
13. Tiago disse |
Grau de Dificuldade: médio. N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: de 4 a 8 crianças) N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto. Formem uma linha com as crianças diante de um coordenador. Se as crianças são numerosas, faça-as colocarem-se em várias linhas, e para vê-las melhor, disponha-as em diagonal. O coordenador do jogo diz: - Primeira e terceira fileiras: um passo à direita! - Vou mandar vocês fazerem certas coisas. Vocês só obedecerão se a ordem for precedida de “Tiago disse”. Por exemplo, se eu digo: “Tiago disse...andem...”, vocês andarão. - Mas devem ficar imóveis se eu disse “andem!” (isto é, sem falar “Tiago disse...” antes)
As ordens devem ser enérgicas, breves, e se sucedem num ritmo rápido. Evite deslocamentos grandes. Só ordene atos simples e bem precisos. Todo jogador que executar uma ordem não precedida de “Tiago disse”, ou que esboça um gesto, ou não obedece a uma ordem precedida de “Tiago disse”, é eliminado ou paga uma prenda. Alguns truques lhe permitirão notar os jogadores mais atentos: Dê uma série de ordens precedidas de “Tiago disse” seguida de uma que seja a conseqüência lógica, mas não precedida de “Tiago disse”. Por exemplo: “Tiago disse sentado” – “Tiago disse em pé!” – “Tiago disse para frente!” – “Tiago disse para trás!” – “Para frente!”. Interpele diretamente um jogador: “Vire a direita! Avance um passo!”. Execute você mesmo os gestos que ordena sem precedê-los de “Tiago disse”. Ganha a criança que for mais atenta! |
Divulgue
o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org