logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Inglaterra vê perigo no uso de maconha

 Tida como uma droga inofensiva, a maconha havia sido classificada em 2004, na Inglaterra, como um entorpecente leve (classe C, ao lado de tranqüilizantes). Agora, o Governo reviu a sua posição e reclassificou a droga como de classe B.

De acordo com o Ministério do Interior, “há uma real preocupação do governo em relação ao potencial da maconha em causar problemas à saúde mental, em particular o uso e a disponibilidade de tipos mais pesados de maconha como o skunk.”

As drogas mais pesadas são classificadas na Inglaterra como “Grupo A”, como a heroína, a cocaína e o ecstasy; as de média periculosidade estão no “Grupo B”, as anfetaminas e no “C” os tranqüilizantes e esteróides anabolizantes.

O relatório que fez o Governo mudar sua postura mostrou que fumar maconha pode causar danos, como:

·        Precipitação de sintomas psicóticos (incluindo esquizofrenia)
·        Depressão e ansiedade
·        Forte intoxicação
·        Diminuição das habilidades psicológicas e psicomotoras
·        Dependência

Segundo o jornal Folha de São Paulo, “a alocação da maconha no grupo B significa, na prática, que qualquer pessoa que for encontrada pela polícia portando a droga pode ser condenada a cinco anos de prisão e a uma multa ilimitada, em vez de sofrer uma simples advertência e ter a substância confiscada, como acontece hoje. A punição para os fornecedores continuará o mesmo: tempo máximo de 14 anos de prisão e multa ilimitada.”

A mudança de postura em relação ao danos causados pelo consumo de maconha vêm sendo alertada por especialistas. No ano passado, um artigo da revista The Lancet destacava estudo da Universidade de Bristol no qual os pesquisadores alertavam que, na Grã-Bretanha, até 800 casos de esquizofrenia poderiam ser decorrentes do uso de maconha. (BBC Brasil, 27/07/2007)  

No Canadá, cientistas do Departamento de Saúde, encontraram 20 vezes mais amônia, um elemento químico causador de câncer, na fumaça da maconha. A pesquisa foi publicada na revista especializada New Scientist: “Pesquisas anteriores mostraram que a fumaça da maconha causa mais danos aos pulmões do que a do cigarro e é inalada mais profundamente e mantida nos pulmões por um período quatro vezes mais longo.”, afirmou a reportagem da BBC (19/12/2007).

 


 

Publicado no Portal da Família em 06/05/2008

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade