logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

A Realidade que se Supera

por Sílvio Reda *


Somos, antes de tudo, uma realidade que supera a si própria. Somos tudo o que há e no que existe. Somos o que pode ser sempre superado e alargado. Contudo, somente uma coisa nos confina: os nossos próprios pensamentos. Regulá-los, domá-los e direcioná-los da maneira correta, a nosso benefício e dos demais, é nosso grande e, quem sabe, maior desafio.


Vivemos em constante e ininterrupta evolução. Desde os tempos em que saímos da organização tribal até o advento das instituições que hoje nos cercam e rodeiam, palmilhamos o caminho da evolução. Ora a passos largos, ora mais lentos fomos indo avante. De todo o peso que precisamos superar e erguer o mais difícil é aquele que nos impele a levantar a nós mesmos no cerne de nossa própria morada existencial. Nada mais difícil do que ser a mão que ergue e sustenta o próprio corpo da vida, porém nada mais sublime e edificante do que ver-se erguido e apoiado por si mesmo.

Somos constantemente desafiados a dar não apenas o que encontramos com facilidade na nossa maneira costumeira e previsível de ser. Somos divinamente provocados a mais, a oferecer algo além daquilo que já se tornou banal para nós. A vida nos desafia a não darmos somente o pão, mas o alimento junto com o conforto. A darmos não somente a roupa, mas as vestes irmanadas à dignidade. A não oportunizarmos somente a educação, porém essa unida a moral e a conduta ética. A não estendermos tão só a nossa mão, mas esta unida à força e a esperança que eleva e maravilha até mesmo os espíritos mais pessimistas e acanhados.

Quando o homem descobriu o fogo foi desafiado a fazer dele calor. Quando desenvolveu a fala foi desafiado a fazer dela comunicação eficaz. E agora, nos tempos atuais, quando passa a descobrir o seu semelhante está sendo desafiado a fazer dele seu parceiro na caminhada da vida. E ao desvelar e encontrar a si próprio em seu semelhante, vem desvendando, junto com isso, o mais nobre dos sentimentos, ou seja, o amor e vem sendo desafiado a fazer deste sentimento um intercâmbio constante de paz e serenidade nas suas relações.

Todos estes desafios redundam em crescimento, em ampliação de si sobre si mesmo. Tudo isso tem levado o homem a voltar-se para si próprio, a iniciar a partida da viagem mais crucial da sua história: a viagem de encontro e reencontro consigo mesmo. Uma travessia que muito lhe exige, mas que muito também lhe recompensará, pois que chegar cada vez mais próximo de si é saborear de uma liberdade somente compatível de ser explicada se for possível a compreensão do esforço empreendido para tanto. Hoje, concluímos, que não basta ir, é necessário também chegar a algum lugar e esse lugar se parece cada vez mais conosco mesmos.

Estamos começando a entender, atualmente, que após criarmos métodos, maneiras, tecnologias que facilitam nossa vida diária fazendo-nos, aparentemente, precisar menos do outro, estamos, a cada dia mais, precisados de nós próprios. E ao descobrirmos isso, gradualmente, estamos redescobrindo também que o semelhante, o outro, jamais deixará de fazer parte de nós e de nossa finalidade, como nós jamais deixaremos de fazer parte dele, de seus sonhos mais audaciosos.

O nosso caminho, por mais pessoal que seja, passa pelo território particular alheio. Não nos serve mais crescer, progredir em nome próprio, mas evoluir em nome e graça de todos. A luz que acendo em mim, por menor que seja, servirá para que alguém questione a respeito de sua própria claridade. O abraço que dermos em alguém servirá para que esse mesmo alguém se pergunte e coloque seus braços a disposição de um outro alguém necessitado de carinho e atenção. Assim se formam os elos, assim, por gestos simples e amenos, se colocam os homens dispostos à jornada que os levará a um mundo maior em sua própria realidade íntima.

 


* A Fernanda Melchior Griggio, a minha realidade mais audaciosa, o Amor a se expressar perenemente em minha Vida. Um encontro divinamente oportunizado numa jornada de carinho, compreensão, afeto e Amor.



* Sílvio Reda é advogado em Porto Alegre, especializado em direito do consumidor.
email: beckreda@yahoo.com.br

 

 


Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade