logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

A importância da Gentileza

Pe. Paulo M. Ramalho

Um tempo atrás, assisti a um vídeo de uma associação chamada Life Vest Inside, que procura promover os gestos de gentileza entre as pessoas. Eles postaram este vídeo no Youtube que aconselho a todos a assisti-lo: (http://www.youtube.com/watch?v=nwAYpLVyeFU).

Não deixa de ser uma iniciativa bastante válida num mundo cada vez mais frio, em que as pessoas, principalmente nas cidades grandes, vivem como estranhas umas às outras.

Tudo muda num dia quando alguém, sem levar nada em troca, toma a iniciativa de nos ajudar numa pequena necessidade: abrindo uma porta, carregando uns pacotes, dando passagem para entrarmos com o carro numa rua etc.

O papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, falava sobre como faz falta o mundo ser mais solidário. O papa se referia ao espírito cristão, em que todos fazemos parte de uma mesma família e em que uns ajudam os outros. De fato, é assim que devemos ver todas as pessoas que vivem no mundo: como irmãos nossos.

Outro dia, no café da manhã, um amigo me falou de duas filhas suas que moram nos Estados Unidos. As duas residem em cidades pequenas e ambas têm filhos pequenos que estão com problemas sérios. Esse amigo comentava que as pessoas que moram na mesma rua que elas estão se mobilizando para ajudá-las. Para uma das filhas, que tem um filho com uma doença rara, marcada por centenas de convulsões por dia, os vizinhos da rua estão se revezando para ficar na sua casa num certo período da manhã cuidando dos seus filhos, para que ela possa tratar um pouco das coisas pessoais. Para a outra filha, com um filho também doente, com outros problemas, os vizinhos também estavam levando todos os dias o jantar para a sua família, pois viam que ela estava um pouco atrapalhada.

Que bom seria se gestos como estes fossem frequentes no dia a dia!!! Será que eu tenho sido uma pessoa gentil?

O que torna uma pessoa gentil?

a) ver que todas as pessoas que vivem no mundo são nossos irmãos

b) ter um coração bom, que se alegra em servir, em ajudar os outros

c) parar, estar disposto a “perder” uns minutinhos da vida

Nesse vídeo que comentei acima, nenhum gesto de gentileza poderia ter sido feito se as pessoas que andavam na rua não estivessem dispostas a parar, a perder uns minutinhos preciosos da sua vida. Não paramos quando somos egoístas, quando não temos tempo para os demais, ou quando achamos que temos coisas mais importantes a fazer do que ajudar alguém num pequeno serviço. Precisamos combater esse egoísmo, pois é justamente ele que vai tornando o nosso mundo frio e indiferente.

Um lugar importantíssimo para viver a gentileza é dentro de casa. Às vezes somos gentis fora de casa e nada gentis dentro dela. Dentro de casa, quem são as pessoas mais importantes? São os outros: a esposa, o marido, os filhos, os pais, os irmãos; e não nós. Sejamos mais gentis dentro de casa, saindo do nosso “mundinho”, deixando o “ego” de lado e veremos como o ambiente se transformará.

Como é gostoso alegrar os outros, não é verdade!!!

Façamos o propósito de ser mais gentis, de alegrar a vida das pessoas e, com toda certeza, quem primeiro sairá ganhando seremos nós mesmos.

menina consolando a amiga

Publicidade


Pe. Paulo M. Ramalho é Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais).

Site: http://www.fecomvirtudes.com.br

http://www.facebook.com/ profile.php?id=100001797967721
twitter.com/perseveranza

Publicado no Portal da Família em 25/07/2014

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade