logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Coluna "A prosa heróica de cada dia"

Um peixe a mais...
um a menos...

Sueli Caramello Uliano


Socorro! O mundo hoje é veneno para todo lado... E, no entanto, a humanidade dispõe naturalmente de um recurso valioso, instalado na intimidade de cada um. Um comando inimitável que pode sensibilizar-se ou endurecer-se. No grande e no pequeno ataque, prima, como principal mentora, a sagrada senhora Consciência.


Pouco movimento na feira... Não sou freguesa constante no pedaço, mas o peixe estava bonito. Encostei na barraca e pedi em alto e bom som:

- Pesa cinco pescadas brancas destas, por favor.

O rapaz pega um peixe, dois, três, solta e pega outro, vai e pega dois, escolhe e pega mais e torna a trocar, mas vejo com total clareza que pesou seis. Considero que são pescadas pequenas e deixo passar o engano na contagem.

- Faz filé, por favor!

Quem compra seis pescadas, leva doze filés, não é mesmo? Pois em casa reparo que levei apenas dez. Paguei por seis, mas levei cinco pescadas. Ahr... ahr...

Minha empregada não tem dúvidas e toma as minhas dores:

- Vai faltar terra na cova dele!

Relembro a cena e confirmo a preocupação do rapaz em ficar na frente da balança, na parte de trás da barraca. Onde normalmente compro, a balança fica na cara do cliente.

Hoje faz uma semana e daqui a pouco devo ir até a barraca do especialista em aritmética para que de alguma forma ele saiba que eu sei. É o máximo que posso fazer além de não comprar a mercadoria dele.

Entretanto, não posso deixar de pensar nas pequenas e grandes mentiras, na corrupção deslavada, nas calúnias, na atuação dos hackers na Internet, no nepotismo que deu emprego a muitos derrotados do partido vitorioso. E para coroar, temos os atentados internacionais, praticamente diários, o terror das guerras para controlar o terrorismo, o preço do petróleo à mercê dos magnatas, os transgênicos impedidos de acabar com a fome no mundo e, assim, liqüidar com um dos mais fortes argumentos em favor das campanhas contra a natalidade... E tantas outras façanhas... Às vezes por dinheiro, às vezes por vaidade.

Façanhas? Não estarei usando um vocábulo impróprio? Façanha é fato heróico, é proeza, é feito extraordinário... Posso, é claro, estar ironizando. Mas talvez não! Porque o peixeiro terá comemorado, o caluniador tudo o que quer é fazer alarde da calúnia, espalhá-la, os hackers festejam os estragos inimagináveis, cujo alcance nem eles conseguem prever. Aliás, os caluniadores também não conseguem prever os seus estragos. Isso sem falar nas línguas “mal mordidas”: quem conta o milagre, mas não conta o santo, põe sob suspeita todos os santos...

Fica martelando a pergunta: quem vai controlar isso? As “tele-telas” de George Orwel, no seu 1984? O peixeiro escaparia delas, tranqüilamente. E nem só o peixeiro, não é? Será que funcionam os sistemas de segurança nos aeroportos? Os radares? Os “antitudo” que são instalados nos computadores? Os detectores de explosivos? De mentiras? De falsas interpretações?

Socorro! O mundo hoje é veneno para todo lado... E, no entanto, a humanidade dispõe naturalmente de um recurso valioso, instalado na intimidade de cada um. Um comando inimitável que pode sensibilizar-se ou endurecer-se. No grande e no pequeno ataque, prima, como principal mentora, a sagrada senhora Consciência. É ela quem pode avaliar, inescrupulosamente: um peixe a mais, um peixe a menos... E é ela quem pode pôr o freio: Não vá faltar terra na minha cova!



Sueli Caramello Uliano , mãe de familia, pedagoga, Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo, Presidente do Conselho da ONG Família Viva, Colunista do Portal da Família e consultora para assuntos de adolescência e educação.

É autora do livro Por um Novo Feminismo pela QUADRANTE, Sociedade de Publicações Culturais.

e-mail: scaramellu@terra.com.br

 


 

Ver outros artigos da coluna

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade