logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Laranja madura em beira de estrada, ou tá bichada, Zé, ou tem marimbondo no pé

José Lino C. Nieto


O provérbio, citado numa música popular, sugere-nos que suspeitemos das coisas quando são - ou parecem ser - demasiado fáceis (afinal, quando a esmola é grande, o santo desconfia), ou quando é inacreditável que ninguém se tenha dado conta delas antes de nós. Em vez de atirar-se com pose de esperto à primeira laranja madura que se vê, é melhor examiná-la antes e rodear a árvore inteira.

O homem prudente não é desconfiado mas, sem mostrar incredulidade, tem o bom senso de comprovar se o que lhe parece absolutamente evidente ou o que os outros lhe asseguram categoricamente é certo, uma vez que conhece as fraquezas, as ilusões da natureza humana e sabe que não bastam as primeiras impressões e as boas intenções: A raposa garantiu que não vai mais pegar galinhas é um provérbio que se aplica tanto aos "espertos" ou astutos como aos emotivos, esses que fazem comovidas promessas de mudar de vida e de assumir responsabilidades sem, no entanto, apresentarem um pingo da fortaleza que seria necessária para dar apoio e continuidade às suas apressadas conversões.

E recorda-nos também que não faltam por aí as raposas velhacas, às quais se aplica este outro dito bem brasileiro: Quem vê cara, não vê coração.

A prudência ensina a evitar companhias prejudiciais - Gente néscia e touros: paredes altas -; a aprender com a experiência alheia - Aprende na cabeça alheia antes que os outros venham aprender na tua -; a não confundir bondade com ingenuidade - há quem insista em amarrar cachorro com lingüiça -; a ser firmes para não ceder ao que sabemos ser ruim, porque... atrás do consentimento anda perto o arrependimento.

 

Fonte: extraído do livro Provérbios e Virtudes, de José Lino C. Nieto, Editora Quadrante, São Paulo, 1999.

 


Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade