logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Fabio Toledo

Coluna "Assuntos de Família"

Luta contra as drogas

Fábio Henrique Prado de Toledo

O Correio Popular relatou o alarmante crescimento do  consumo de extasy entre os jovens em Campinas. Sabemos que o combate à dependência de substâncias entorpecentes, que assola e destrói muitas famílias, somente é eficaz quando há um trabalho preventivo de formação das crianças e adolescentes.

Conscientes disso, quase todos os pais conversam com os filhos, desde a infância, sobre as drogas.

É muito comum que façam verdadeiro terrorismo na cabeça deles com frases do tipo: “a droga mata”.

Isso não é errado, afinal, é verdade o que se diz e é bom temer essa mal terrível, pois assim será mais fácil fugir das situações em que lhes sugiram o consumo. O problema é que é só isso que fazem pais para ajudar os filhos a não caírem nesse flagelo. Porém, essa guerra exige estratégias muito mais bem elaboradas e implementadas desde a primeira infância.

É necessário educar a vontade desde a infância. Por educar a vontade, entenda-se, é ensinar a contrariar os gostos, quando fazer algo de bom exija esforços. Por exemplo, exigir que as refeições sejam feitas no horário certo e na mesa, e não que fiquem comendo o que querem, na hora em que querem, deitados diante da TV; que sentem com uma postura correta para fazer lição, e não que o façam como que “esparramados” na cadeira ou no sofá.

Não se trata de transformar a casa num quartel, mas é necessário que se ensinem os filhos, desde cedo, a serem fortes, para fazer as coisas que são boas, ainda que lhes custe. Do contrário, como terão fortaleza para dizer com valentia NÃO ao traficante ou ao amigo que lhe sugere esse “prazer irresistível”? Afinal, se sempre fizeram apenas o que é gostoso, aprazível, o natural será que suas vidas sejam uma exclusiva busca do prazer sensível, e ninguém duvida de que a droga proporciona, ainda que por breves instantes, essa sensação prazerosa.

Além de educar a vontade, é necessário que os pais saibam transmitir, mais com o exemplo do que com palavras, que a vida vale a pena. A droga nada mais é que uma fuga. E não precisa fugir quem está muito bem e feliz onde está. É muito pouco provável que vá enveredar pelos caminhos da droga o filho que vê o pai constantemente alegre, apesar dos muitos problemas que enfrenta, que chega em casa ao final de um dia de trabalho exausto, mas contente, aberto para ouvir os filhos e ajudar a esposa. É também pouquíssimo provável que a filha, que vê na mãe uma mulher, que se desdobra para atender os filhos e solícita e carinhosa com o marido, e que exatamente por não pensar em si é feliz e realizada, vá se perder no mundo das drogas.

Não basta incutir temor nos jovens sobre o problema das drogas. Na adolescência, os pais deixam de ser heróis infalíveis e passam a ser pessoas que, em geral, não têm razão no que dizem, ou quando menos sabem menos do que eles sobre o mundo. Assim, o medo que cuidadosamente incutiram pode ceder à curiosidade de experimentar o que o amigo já experimentou e afirma que é muito bom. Além da curiosidade, há nos jovens uma natural rebeldia. E se os filhos não têm nos pais bons exemplos a serem seguidos, uma boa forma de se rebelarem contra eles é exatamente fazendo o oposto do que sempre aconselharam.

Não é fácil ser pai e ser mãe no mundo de hoje. A dificuldade está em que se perdeu o sentido da vida, e por tê-lo perdido, não se pode transmiti-lo aos filhos. Porém, é apenas isso o que eles esperam de nós: que saibamos mostrar-lhes que não precisam fugir para lugar algum para encontrar a felicidade a que tanto almejam, pois ela está bem próxima, na simplicidade de cada momento, cada qual encarado como uma oportunidade única de fazer o bem aos outros, com isso comprando gratuitamente centenas de “extasys” que nunca se consomem nem acabam.

 



ecxtasy

Ver outros artigos da coluna

 


Fábio Henrique Prado de Toledo é Juiz de Direito em Campinas e Especialista em Matrimônio e Educação Familiar pela Universitat Internacional de Catalunya – UIC.

e-mail: fabiohptoledo@gmail.com

Blog: http://fabiohptoledo.blogspot.com.br/

Publicado no Portal da Família em 05/09/2009

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade