logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
O Homem Que Foi Gênio

Esse preparado chama-se simplesmente: ILUMIN.

Se você quiser se tornar genial por cinco minutos, vá a qualquer farmácia e compre-o no setor de comprimidos. Na verdade, Ilumin é vendido sob prescrição médica, mas é só pedir e pagar.

O homem que descobriu Ilumin foi o meu melhor amigo. Ainda quando, em nenhum lugar e por nenhum dinheiro se conseguiria este preparado, o meu amigo presenteou-me com uma pílula desse miraculoso remédio.

- Eu sei - disse ele - que já há dez anos você trabalha na sua invenção. Este comprimido lhe ajudará a completar com brilhantismo o seu trabalho.

- Mas o efeito do comprimido dura somente cinco minutos.

- E daí? Cinco minutos de genialidade. Isso é mais do que o necessário para qualquer descoberta. É claro, se, por exemplo, Newton não meditasse antes sobre o que vem a ser gravidade, dificilmente teria percebido a genial resposta contida na queda da maçã. O próprio momento da iluminação não dura mais de um minuto. Em um minuto ele viu aquilo que não percebia antes, a relação entre efeitos supostamente não relacionados, e diante dele se abriu a Grande Verdade. E você vai ter cinco destes minutos. E ainda, se durante tantos anos você cultivava sua idéia e juntou tal quantidade de informações, será suficiente uma iluminação momentânea e tudo se encaixará nos seus lugares. Pegue! - e estendeu-me a caixinha de plexiglass que continha a preciosa pílula.
-
Todos os meus amigos, inclusive eu mesmo, não tínhamos dúvidas de que eu era talentoso e bem-sucedido. O Instituto orgulhava-se de mim, e a invenção, à qual dediquei dez anos e que considerava como o objetivo principal da minha vida, poderia um belo dia me cobrir de glórias. E o comprimido de Ilumin deveria aproximar este dia.

Assim que meu amigo foi embora, eu me tranquei no quarto, peguei várias canetas e após colocar diante de mim um bloco de papel, para anotar todos os pensamentos geniais que tivesse, engoli o comprimido.

Engoli o comprimido e esperei com impaciência a aparição da minha genialidade e as grandes verdades que me seriam reveladas.

E Ilumin não decepcionou. Realmente, neste mesmo dia consegui terminar o meu trabalho de tantos anos, percebi aquilo que ninguém tinha percebido antes e grandes verdades me foram reveladas.

Já no primeiro minuto do efeito do Ilumin percebi que o meu invento não servia para absolutamente nada e não tinha em si nenhum valor.

No minuto seguinte entendi, com uma clareza genial, até que ponto sou inepto.
Os outros três minutos de genialidade foram gastos para escrever, com grande inspiração um requerimento ao diretor do Instituto de Pesquisas. Nele eu solicitava permissão para encerrar os trabalhos, devido a total falta de utilidade da invenção.

Todos diziam depois que o requerimento foi redigido genialmente.

Assim, como já falei, foi posto à venda o novo preparado Ilumin. Peça em qualquer farmácia ou drogaria!

Mas eu, no seu lugar, pensaria duas vezes antes de pedir.



Fonte: Conto do livro Os Robniks, de Vladen Bakhnov

 





Um conto de ficção bem-humorado, que nos faz refletir sobre alguns cientistas que acham que sabem tudo e querem passar por cima dos valores éticos para atingir seus objetivos.

 

Divulgue esse artigo para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org