logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Participantes dos jogos de verão SESC Terceira Idade dão exemplo de vida e superação em Porto Alegre

O evento aconteceu em fevereiro, em Porto Alegre, e reuniu mais de um mil idosos de todas as regiões do RS.

Eles enfrentaram o calor e deram exemplo de alegria e superação. Os idosos que estiveram em Porto Alegre, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, para os Jogos de Verão Sesc Terceira Idade praticaram além de esporte, cidadania.

Muitos dos mais de um mil participantes do evento elegeram a convivência, a troca de experiências e a construção de novas amizades como destaques do encontro. “Os jogos são um convite a se viver com mais qualidade, independente da faixa etária. Mesmo com o caráter competitivo da maioria das atividades, o espírito de coleguismo e de valorização do outro foram realmente aspectos que nos chamaram a atenção e nos deixaram muito satisfeitos”, resume a coordenadora dos Jogos de Verão Sesc Terceira Idade, Andrea Castiglia.

As disputas de natação, atletismo, câmbio, bocha, canastra e xadrez envolveram os idosos, assim como atividades paralelas de hidroginástica, câmbio de areia, ioga e tai chi chuan. Ansiosa pelo início do seu jogo de câmbio, Judite Caovilla Uez, de Frederico Westphalen, confessa: “Aceitei este desafio porque tenho certeza de que faz bem para a saúde. Se todos se conscientizassem de que não podemos parar de nos movimentar, teríamos ainda mais saúde entre os idosos”. A atleta acrescenta dizendo que a adrenalina de entrar em quadra é uma das melhores sensações. “Queremos nos sair bem no jogo, mas sabemos que o mais importante é estar aqui participando”, conclui feliz.

De acordo com a treinadora do time “Free Life”, de Novo Hamburgo, Marilisa de Paula, para desenvolver um bom trabalho é necessário entender bem qual o objetivo da equipe. “Se a vontade é de competir, adotamos um estilo de treinamento mais apropriado para obtenção de resultados. Mas, paralelo a isso, pensamos sempre em oferecer também lazer e saúde a eles por meio do esporte”, indica ela que é a especialista em atividades voltadas à terceira idade.

Entre as atividades paralelas, a aula de tai chi chuan foi uma das mais procuradas. “Com tantas atividades voltadas ao bem-estar, a gente passa a ver a vida diferente. Gostei muito do tai chi chuan, transmite uma calma, uma paz, é muito bom”, indica Arlete Formigoni, de Porto Alegre, acrescentando que vive melhor agora, na terceira idade, do que em anos anteriores. “Agora estou cuidando muito mais de mim”, reforça.

O objetivo da primeira edição dos Jogos de Verão Sesc Terceira Idade foi promover qualidade de vida por meio do esporte e, segundo o diretor do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, esta meta foi alcançada: “O maior destaque deste evento foi, sem dúvida, a integração entre os participantes, que juntos riram e se divertiram, exercitando a mente e o corpo. Nossa missão é justamente esta: levar bem-estar aos gaúchos”.

Numa realização do Sesc/RS, com apoio da ABIH/RS, o evento, que aconteceu no Sesc Campestre, em Porto Alegre, teve ainda apresentações artísticas do Circo Girassol e do grupo de teatro do Maturidade Ativa Campestre “Saindo do Baú”. Confira abaixo os vencedores de cada uma das modalidades. As equipes que conquistaram 1º, 2º e 3º lugar receberam medalhas, troféus e todos os participantes do evento receberam medalha de participação e camiseta do evento. A melhor torcida – Campestre de Porto Alegre, e a maior equipe participante – Bagé foram agraciadas com troféu. Outras informações no site www.sesc-rs.com.br/maturidadeativa

Programa Clube SESC Maturidade Ativa
OBJETIVO: Construir um novo significado social para o envelhecimento através de ações voltadas para a promoção da cidadania e da integração social.

Saiba mais no site:

www.sesc-rs.com.br/maturidadeativa

Fonte: Assessoria de Comunicação Sesc

 

Publicado no Portal da Família em 13/04/2010

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade