logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Projeto Viva a Idade

Valorização da terceira idade é tema de evento inédito no Brasil. Ação apoiada por Lu Alckmin leva lazer, saúde e cidadania ao Parque Villa Lobos, em São Paulo, capital.

 

Pela primeira vez no Brasil, na Semana Internacional do Idoso (27 de setembro a 2 de outubro), o Parque Villa Lobos acolhe um evento plural na oferta de serviços para pessoas com mais de 60 anos: o Projeto Viva a Idade. Cerca de 70 mil visitantes devem participar das atividades planejadas para atender às demandas desse público. Único no gênero, o programa oferecerá oportunidades nas áreas de cidadania, saúde, esporte, lazer, cursos dirigidos, palestras e vivências.

Afilhado da primeira dama do Estado, Dona Lu Alckmin e com o aval da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Segurança do Estado de SP, o Projeto Viva a Idade terá 10 pavilhões de exposições. Estandes com o caminhão do “ Poupa -Tempo” , atendimento ambulatorial e preventivo, ações de arte, música, dança, performances culturais estão no circuito. O evento é auto-explicativo, por ser temático e focado na valorização do público maduro, “ávido por novidades e com muita energia para gastar”, diz Lu Alckmin, primeira – dama do Estado e presidente do Fundo de Solidariedade de São Paulo, que incentiva a realização do projeto.

Recentemente descobriu-se o potencial de consumo representado pela chamada Terceira Idade. É por isso que a cada dia aparecem mais empresas oferecendo produtos e facilidades para os idosos. Para se ter uma idéia desse contingente, hoje são 15 milhões de pessoas no Brasil com mais de 60 anos, que dispõem do mais precioso bem não renovável que existe: tempo livre e, quase sempre, alguma renda.

Segundo levantamento feito pela Indicator, os poderes de decisão e de compra estão cada vez mais nas mãos de quem já passou dos 60. Por isso, a idéia do evento é mobilizar público, instituições governamentais e empresas para o potencial de vigor da chamada terceira idade. De acordo com o idealizador do projeto, José Catarinacho, da Markat Eventos, pessoas mais velhas, salvo raras exceções, têm tratamento aquém do que merecem. Esta iniciativa é uma ferramenta de grande valia para a conscientização da importância desse público na sociedade”, acrescenta Catarinacho. Com o Viva a Idade, será possível uma reflexão mais profunda do poder público e das corporações sobre os anseios e necessidades desse segmento, que merece mais qualidade de vida”, completa.

De acordo com o publicitário Alex Periscinotto, nos EUA existe um movimento chamado Modern Maturity que gira bilhões de dólares no mercado. Os americanos valorizam a terceira idade e exploram este nicho exatamente por terem um poder aquisitivo maior. “Aqui no Brasil o idoso está cada vez mais saudável e conseqüentemente tem atingido idades mais elevadas, fazendo dele um cliente exigente que escolhe produtos adequados às suas necessidades. O movimento aqui é lento, mas já começou e tenho certeza que será o início de uma bela fase”, ressalta Periscinotto.

Os propósitos da Porta-Voz para a promoção de ações visando à qualidade de vida desse público vão ao encontro da proposta do Governo do Estado, baseada no lema “Cuidando de gente”. A Porta-Voz Assessoria de Imprensa e Comunicação Estratégica tem ampla vivência no segmento de Responsabilidade Social e abre suas portas para as empresas que estejam interessadas em estabelecer parcerias com o Projeto VIVA A IDADE.

Porta-Voz Comunicação Estratégica

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgue esse evento para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade