O Google possui um projeto muito interessante e gratuíto que permite um passeio virtual em alguns dos principais museus de arte do mundo por meio da Internet.
Intitulado Google Art Project, o projeto usa uma tecnologia similar à do serviço Street View do Google Maps e permite que o usuário "caminhe" pelos corredores dos museus olhando em 360º ao seu redor e conheça mais de 1000 quadros de 400 diferentes artistas.
Além das obras disponíveis para visualização no passeio virtual, o projeto disponibiliza também diversas obras de cada museu em alta resolução. Essas imagens foram fotografadas com cerca de 7 bilhões de pixels, cerca de 1.000 vezes mais detalhado do que uma câmera digital média. Com um clique consegue-se ampliar a obra e ver detalhes das pinceladas que nem mesmo ao vivo seria possível.
As obras de arte estão acompanhadas de informações básicas, como título original, ano de criação, dimensão, entre outros. O site também permite que o visitante crie a sua coleção de arte virtual pessoal e compartilhe com outras pessoas.
De acordo com o Google, foram necessários dezoito meses para mapear as obras dos museus selecionados que incluem o The Metropolitan Museum of Art e MoMA em Nova Iorque, The State Hermitage Museum em São Petersburg, Tate Britain & The National Gallery em Londres, Museo Reina Sofia em Madrid, the Uffizi Gallery em Florence e Van Gogh Museum em Amsterdam.
Idealizado por Amit Sood, o projeto visa democratizar a arte, permitindo que todos possam ter acesso a tais pinturas. Segundo a Google, o projeto deve futuramente aumentar a lista de museus e obras que podem ser visitadas pela ferramenta.
Para visitar os museus basta acessar o site do projeto (http://www.googleartproject.com/). Uma lista no lado esquerdo do Google Art Project revela os museus fotografados. Clique em “View Artwork” para visualizar a obra com detalhes ou clique em “Explore the Museum” para passear pelos corredores dos principais museus do mundo.
Embora a sensação de navegar pelo Art Project não se assemelhe à uma visita pessoal aos museus, o projeto tem a vantagem de permitir ver as obras na hora e quantas vezes quisermos, com detalhes, gratuitamente, sem precisar sair de casa.
Até o momento os seguintes museus estão incluídos no projeto:
Alte Nationalgalerie, Berlim - Alemanha
Freer Gallery of Art, Smithsonian, Washington DC - Estados Unidos
The Frick Collection, NYC - Estados Unidos
Gemäldegalerie, Berlin - Germany
The Metropolitan Museum of Art, NYC - Estados Unidos
MoMA, The Museum of Modern Art, NYC - Estados Unidos
Museo Reina Sofia, Madrid - Espanha
Museo Thyssen - Bornemisza, Madrid - Espanha
Museum Kampa, Prague - República Tcheca
National Gallery, London - Reino Unido
Palace of Versailles - França
Rijksmuseum, Amsterdam - Holanda
The State Hermitage Museum, St Petersburg - Russia
State Tretyakov Gallery, Moscow - Russia
Tate Britain, Londres - Reino Unido
Uffizi Gallery, Florença - Itália
Van Gogh Museum, Amsterdam - Holanda
Diversos professores tem se utilizado dessa e outras ferramentas para ensinar sobre arte nas escolas, ensinando como apreciar e ler uma obra de arte, perceber a pluralidade dos sentidos e compreender aspectos culturais e históricos, e desenvolver nos alunos o gosto pela arte,
Neste vídeo, no YouTube, o professor Carlos Arouca, da Escola Vera Cruz, em São Paulo, apresenta o site Google Art Project e mostra como é possível usá-lo para montar galerias virtuais de arte com os alunos do Ensino Fundamental II:
http://www.youtube.com/watch?v=BWFkAkTO3W0 |
|