logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Aprender a envelhecer

Clara Janés - Luz María de la Fuente

link editora quadrante

89.jpg

Formato: 11 x 17 cm
Nº Páginas: 56
Ano da Edição: 1994
Acabamento: Brochura
Chamada: Envelhecer bem é um segredo que todos devemos conhecer e cultivar desde já, enquanto aprendemos a conviver com os idosos, ajudando-os a superar as mazelas da idade e a ganhar uma paz e serenidade interiores que transpareçam.
Editora e vendas: Quadrante

Resenha

Todos sabemos que um dia chegará para nós a hora da velhice, mas evitamos pensar nessa realidade que, por isso mesmo, poderá surpreender-nos como um fardo excessivamente pesado. Mas se nos prepararmos para ela desde cedo, como sugeriam já os antigos, descobriremos que, mesmo na pior das situações físicas, o ancião pode oferecer aos outros a maior das riquezas: o testemunho do verdadeiro sentido da vida. Nessa medida, deixará de ser um fardo para si e para os outros, e se tornará um farol que irradia transcendência e mostra o caminho para a Vida definitiva.

Mas a velhice não impõe deveres apenas aos velhos; aqueles que rodeiam o ancião, em especial os seus familiares, têm de aprender não apenas a suportar as limitações que acompanham a idade, mas a amá-las ativamente. Esse amor traduz-se no cuidado físico, na atenção, no tempo que se gasta com o idoso. Mas traduz-se também em ajudá-lo a superar os seus defeitos, que costumam ter as suas manifestações próprias, diferentes das da juventude e da maturidade. E traduz-se principalmente em pôr à sua disposição os meios de vida espiritual, a oração, os Sacramentos, para que ganhe corpo nele a intimidade com Deus, Senhor da Vida.


As Autoras

Clara Janés Nadal nasceu em Barcelona, em 1940. Formou-se em Filosofia e Letras em Barcelona e Pamplona, tendo estudado também em outras Universidade européias. Em 1972, recebeu o prêmio "Cidade Barcelona de Ensaio" pela sua obra A vida silenciosa de Federico Mompou.

Luz María de la Fuente é mãe de família numerosa e foi buscar a inspiração para as reflexões desde caderno nas alegrias e dificuldades da vida familiar.

www.portaldafamilia.org
O Portal da Família não comercializa ou distribui livros e outros produtos, apenas recomenda boas obras. Somente livros e produtos que recomendariamos a um amigo.
O preço estimado é o preço médio pesquisado na data de indicação, servindo apenas de referência.
Publicidade