"1, 2, 3 Contos de uma vez" é um livro sábio e divertido. Reúne aqui algumas histórias que a autora adora inventar e que vão dar o que falar! Tem bicho soltando os bichos, pessoas sem tempo para ter tempo, flor triste porque nasceu diferente... Tem um pouquinho de você, um pouquinho da história de todos nós!
A apresentadora e educadora Rúbia Mesquita é autora desse livro que reúne três contos nos quais os personagens vivenciam situações cotidianas que geralmente as crianças têm dificuldade de lidar, assim como os pais. A falta de tempo dedicada aos filhos, a decepção com os presentes de aniversário e a aceitação das diferenças são alguns dos temas abordados na obra, escrita em uma linguagem simples, objetiva e afetiva, com ilustrações de Rubem Filho.
Rúbia, apresentou o programa infantil TVX, na TV Horizonte, durante onze anos e pôde observar mais de perto o universo infantil e captar as dificuldades que as crianças apresentavam em lidar com algumas situações do seu dia-a-dia. Nas oficinas para pais e educadores que a autora ministra, ela pôde compreender que não só as crianças, mas também os adultos apresentavam essa dificuldade. Daí surgiu a ideia de elaborar um livro que tratasse de algumas dessas situações de forma lúdica, bem-humorada e cativante. Os textos buscam um encontro com sua própria história, além de entreter e divertir.
O primeiro conto, “Me dá um Tempo do Seu Tempo”, conta a história de Soninha, uma garotinha que tudo o que desejava era ter um pouco do tempo dos pais. Estes trabalhavam muito e quando chegavam exaustos em casa, a única coisa que queriam era descansar, assistir TV e ler um jornal, e ela ficava sempre para depois. Um “depois” que infelizmente nunca chegava... Até que um dia a menina fica doente e vê seu desejo se realizar. Ao adoecer, Soninha teve todos os cuidados e tempo disponível dos pais, mas aí veio a preocupação: será que quando melhorasse os pais iam parar de ter tempo para a filha? Com medo de perder esse precioso tempo dedicado a ela, Soninha bola um plano. Será que vai dar certo?
Em “O Aniversário de Nina”, a elefantinha da história gosta muito de comemorar o aniversário, mas não é para encontrar seus amigos, mas sim para ganhar presentes. Muitos presentes! No dia da festa, Nina estava ansiosa para a chegada dos convidados, quer dizer, dos presentes! E é claro que ela deu um jeitinho de perguntar a todos eles sobre a lembrancinha, mas o problema é que nenhum se lembrou. Cada bicho convidado inventou uma história para tentar amenizar o fato de não terem levado o presente. Mas que graça tem festa de aniversário sem ganhar presentes?
“Uma Margarida Diferente” apresenta a história de uma única margarida amarela em meio a um enorme jardim de flores branquinhas. Tão diferente das outras, a margarida se sentia rejeitada, e buscava de todas as formas mudar a sua cor. Queria ser branca como as outras! Como será que ela resolve essa complicada situação?