logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
TURISMO FAMÍLIA Seção De 2ª a 6ª com a família
Com um pouco de criatividade e esforço, os pais e os filhos podem fazer com que os dias normais da semana se transformem em momentos agradáveis de convivência e diversão em família que ficarão gravados para sempre na memória das crianças.

Planejar a Semana
Dicas condensadas de sugestões de diversos pais e mães) - por J.P.Cintra, da Equipe do Portal da Família

Crescer em unidade: Situações novas, de convivência agradável, onde não se deve discutir nada, é importante para criar memórias agradáveis em família.

Faça planos variados, mas fixos, para cada dia da semana, como alternativa para a TV. Meia-hora ou uma hora por noite são suficientes para essas atividades, que melhoram o relacionamento familiar e a comunicação pais-filhos. Por exemplo:

Toda 2ª feira : Serão de Histórias ou Dia da leitura.

Dia de ler e contar histórias para crianças depois do jantar. Faça uma boa seleção de livros, por exemplo:
- O tesouro das virtudes para crianças, Ana Maria Machado (org.) , MEC-Nova Fronteira, 2001.
- Ruth Rocha: Marcelo Martelo Marmelo e diversos outros
- Clássicos reeditados (sempre sucesso): Os três porquinhos, Branca de Neve e os sete anões, Cinderela, ...
- Alguns de Monteiro Lobato.
- Os pais e mães também podem inventar suas próprias estórias. Os filhos também.

Toda 3ª feira : Noite do vídeo em família.

Passe um vídeo bom, de diversão ou instrutivo e comente brevemente ao final, se for o caso. Faça uma boa seleção de vídeos disponíveis em locadoras:
Desenhos animados, Série Disney, Globo repórter, Discovery Channel, Clássicos do cinema para crianças (Ben Hur, Fantasia, O Rei Artur, Cinderela).
Faça uma lista de filmes por idades.
Tenha em conta que há vídeos infanto-juvenis sobre temas religiosos, que podem ajudar os filhos a adquirirem um espírito de piedade e de respeito e preocupação com os outros: histórias do Antigo e Novo Testamento, e vidas de santos (Nª Sª de Fátima, Nª Sª de Lourdes, São Nicolau, etc. elaborados pela Associação Senhor Jesus, com pedidos pelo telefone (019) 871-3422).

Toda 4ª feira: Música com as crianças.

Que tal ouvir música em família ? Faça uma seleção de músicas, de todos os gêneros, ritmos e gostos e comente suas diferenças.
Há CD's com música para crianças, para tudo: sobre virtudes, para dormir, etc. (Aurora Production, pedidos 0800-555057 - dicas do papai Antonio Amaral).

Toda 5ª feira: Teatro em casa.

Trata-se de filmar em vídeo caseiro peças várias, interpretadas pela família. Até os amigos podem participar :-)
Experiência muito positiva do papai Gallian: encenaram o Auto de Natal. Os mais velhos fizeram o script e o roteiro a partir do Evangelho e designaram os artistas para cada cena (o menor não sabe, mas é o Menino Jesus); foi exibido na noite de Natal para toda a família, com muito sucesso; com as cenas que deram errado, fizeram um make off muito divertido. Durou 3 meses. Agora estão trabalhando a peça Cinderela.

Toda 6ª feira: Atividades variadas.

Podem ser alguns jogos de salão, brinquedos, formação religiosa (ler a Vida de Jesus ou a Bíblia para crianças da Quadrante, catecismo, etc., dependendo da idade).


Como é lógico, a ordem pode ser variada e algum dia da semana pode-se pensar em não programar nada (só conversar), ou sair de casa (pais, sózinhos ou com os filhos), ver um bom programa da TV, selecionado previamente, e 1.000 outras coisas.

Aos Papais e mamães: Não esqueçam que é mais prioritário investir no conjuge do que na situação individual de cada filho. Antes de tudo, vocês são marido e esposa.





 

A Quadrante comercializa e entrega pela correio diversos livros infantis:
O bosque das maravilhas (ed.Paulus), Mitos e Lendas (ed.Loyola), Fábulas de Esopo (ed.Paulus),...

 

 

Quadrante em vídeo:
Os 10 Mandamentos (dublado, 73 min.)
As historinhas trazem os personagens em situações cotidianas com as quais logo nos identificamos.

No princípio - Histórias da Bíblia
crianças de todas as idades ficarão encantadas com esta acurada produção bíblica de 26 capítulos em 13 vídeos, trabalhada por uma equipe dirigida pelo famoso animador Osamu Tezuka. (vendas de fitas indivíduais ou coleção completa)

Cocorocó
Fitas da série da TV Cultura
Vídeos que ensinam valores importantes para a formação das crianças, em um divertido ambiente rural.

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade