logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
DOIS DIAS ANTES DAS ELEIÇÕES, LULA INCLUI ABORTO NAS METAS DO NOVO GOVERNO
  
Esperava-se para 2007, mas não para dois dias antes das eleições. Aconteceu o que era inimaginável, dada a reprovação do público brasileiro à legalização do aborto e ao cuidado extremo que os candidatos estão tendo ao mencionar o tema aborto em épocas de eleições.
 
O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou quarta feira dia 27 de Setembro um caderno de 24 páginas intitulado "LULA PRESIDENTE: COMPROMISSO COM AS MULHERES, PROGRAMA SETORIAL DE MULHERES 2007 -2010", onde, apesar da linguagem velada, reafirma inequivocamente seu compromisso em legalizar o aborto no Brasil.
 
O documento afirma: 
"O Estado e a legislação brasileira devem garantir o direito de decisão das mulheres sobre suas vidas e seus corpos. Para isso é essencial promover as condições para o exercício da autonomia com garantia dos direitos sexuais e direitos reprodutivos e de uma vida sem violência. O Estado é para todas e todos, e deve dirigir suas ações para a garantia de cidadania de todas as pessoas, ao invés de se pautar por preceitos de qualquer crença ou religião".
[Lula Presidente: Compromisso com as Mulheres, pg. 16]
 
"A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, vinculada diretamente à Presidência da República, com status de ministério, deve ser fortalecida e contar com recursos humanos e orçamentários ampliados capazes de exercer as seguintes atribuições:
- Garantir a implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres".
[Lula Presidente: Compromisso com as Mulheres pg. 17]

O Plano Nacional de Políticas para as Mulheres é aquele assinado pelo presidente em dezembro de 2004 que, à página 64, em sua prioridade 3.6, coloca a legalização do aborto como meta prioritária do governo Lula. Encontra-se em
http://200.130.7.5/spmu/docs/PNPM.pdf

Ainda no documento "Lula Presidente: Compromisso com as Mulheres", encontra-se, à página 19:
"5. PROPOSTAS PARA FORTALECER A PROMOÇÃO DA IGUALDADE
Garantir a saúde e o exercício dos direitos sexuais e direitos reprodutivos:
O segundo governo Lula desenvolverá ações que assegurem autonomia das mulheres sobre seu corpo, a qualidade de vida e da saúde em toda as fase de sua vida, respeitando a diversidade racial e étnica e a orientação sexual das mulheres.
- Criar mecanismos nos serviços de saúde que favoreçam a autonomia das mulheres sobre o seu corpo e sua sexualidade e contribuir na revisão da legislação.
[Lula Presidente: Compromisso com as Mulheres, pg. 19]
 

O documento completo encontra-se em
http://www.lulapresidente.org.br/site/download/militante/cartilha/Mulheres_205x265.zip
mas estará fora do ar a partir da meia noite de quinta feira dias 28 de setembro. Terá permanecido disponível para o público por menos de 48 horas.

Durante o 13º Encontro Nacional do PT, que ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril, em São Paulo, foi aprovado o documento "Diretrizes para a Elaboração do Programa de Governo". Nesse documento é possível ler:

(...)
"O Governo Federal se empenhará na agenda legislativa que contemple as demandas desses segmentos da sociedade, como o Estatuto da Igualdade Racial, a descriminalização do aborto e a criminalização da homofobia.
(...)

Ou seja: assassinato de inocentes pelos mais que deveriam protegê-los e prender pais que se oponham ao ensino de homossexualismo as crianças nas escolas e através da mídia.

Reportam da Folha de São Paulo:

LULA ELENCA MEDIDAS PARA AMPLIAR ACESSO AO ABORTO, MAS EVITA PALAVRA
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2809200612.htm

No tópico sobre direitos reprodutivos, o caderno evita a palavra "aborto". Prefere tratar do tema de forma cifrada, mas sem deixar margem para dúvida. "O Estado e a legislação brasileira devem garantir o direito de decisão das mulheres sobre suas vidas e seus
corpos. Para isso, é essencial promover as condições para o exercício da autonomia com garantia dos direitos sexuais e reprodutivos", diz o texto.

O documento fala em "formular propostas de mudanças na legislação"
e "criar mecanismos nos serviços de saúde que favoreçam a autonomia das mulheres sobre seu corpo", mas não entra em detalhes.

Em seu governo, Lula montou uma comissão que enviou um projeto de lei ao Congresso prevendo a ampliação do direito ao aborto, hoje
restrito a casos de estupro ou risco à saúde da mãe. Poderia ser
incluída também a hipótese de má formação do feto, por exemplo.



 

 

Publicado no Portal da Família em 29/09/2006

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade