logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Após morte de adolescente, cidade estuda proibir piercing a menores

Em outubro (2006), a adolescente Thaís Jesus da Silva Vaz, de 13 anos, morreu no Hospital Nossa Senhora do Monte Serrat em Salto, cidade próxima a Sorocaba, por causa de um piercing mal colocado.

A menina foi vítima de septicemia, uma infecção generalizada que, segundo os médicos, teve início na região do umbigo, onde a garota havia colocado um piercing usado com a ajuda de colegas.

Um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, no interior de São Paulo, proíbe a colocação de piercing em menores de 18 anos, a não ser com autorização expressa - por escrito - dos pais ou responsáveis. Segundo o vereador Jessé Loures (PV), autor da proposta, o objetivo é evitar que a colocação indiscriminada do adorno possa causar danos à saúde dessas pessoas. "Muitos adolescentes colocam piercing à revelia dos pais, sem ter discernimento sobre os riscos para a saúde."

O projeto na Câmara estabelece normas de higiene e assepsia para a concessão de alvará de funcionamento a clínicas de aplicação de tatuagens e colocação de adornos metálicos.

Além da comprovação do conhecimento técnico para exercer a atividade, os profissionais devem se submeter periodicamente a exames de saúde, principalmente para a detecção de doenças transmissíveis como a hepatite. Segundo Loures, o projeto foi discutido previamente com o serviço municipal de Vigilância Sanitária, que deverá fiscalizar o cumprimento das normas.

Para entrar em vigor, a lei precisar ser sancionada pelo prefeito Vítor Lippi (PSDB), que é médico. De acordo com o projeto, os "gabinetes dedicados à fixação de adornos no corpo humano, como brincos, argolas, alfinetes e objetos semelhantes" somente poderão funcionar quando autorizados por órgão da Secretaria Municipal de Saúde.

A regra se estende aos profissionais especializados em tatuagens. Os alvarás terão validade de 12 meses e, para renovação, os locais terão de passar por inspeção sanitária.


piercing na lingua inflamada

 


 

Fonte: Agência Estado, 16 Out 2006

Publicado no Portal da Família em 07/11/2006

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade