logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Alta Corte da Inglaterra adverte escolas que o filme de Al Gore sobre aquecimento global é tendencioso e contém nove erros graves


Segundo notícia da BBC Brasil de 11/10/2007:

Um juiz da Alta Corte britânica identificou nove erros científicos graves no filme “Uma Verdade Inconveniente”, que rendeu ao ex-vice-presidente americano Al Gore o Oscar de melhor documentário neste ano e mais de um milhão de cópias vendidas em DVD só nos Estados Unidos

Foi analisado se o documentário sobre mudança climática realizado por Gore – que sustenta a tese da ação humana como causa do aquecimento global – poderia ser exibido em salas de aula.

A sentença considerou o filme tendencioso, mas permitiu sua exibição sob condição de que os professores apontem os trechos polêmicos e apresentem os argumentos contrários às informações.

Dentre os erros científicos da obra inclui-se a alegação de que o nível do mar subirá mais de 6 metros por causa do derretimento do gelo na Antártida e na Groenlândia.

Esta afirmação foi considerada "alarmista". Segundo o juiz, indícios apontam que o derretimento do gelo da Groenlândia liberaria esta quantidade de água "apenas em milênios".

Estudiosos, dentre os mais pessimistas, prevêem no máxima 44 centímetros. “A diferença é gritante. Se o nível do mar subir 6 metros, a pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ficará submersa e Botafogo perderá sua praia. Já uma elevação de 44 centímetros mal seria percebida” (Revista VEJA - Edição 2031 - 24 de outubro de 2007).

Outra parte do documentário reprovada faz referência a estudos científicos que indicam que, pela primeira vez, ursos polares se afogaram ao tentar nadar longas distâncias – até quase 100 quilômetros – em busca de gelo.

"O único estudo científico que ambas as partes conseguiram apontar é um que indica que quatro ursos polares foram encontrados recentemente afogados por causa de uma tempestade", disse o juiz.

A Corte aceitou ainda a argumentação de que não há evidências científicas suficientes para estabelecer uma relação entre o aquecimento global e o desaparecimento da neve no monte Kilimanjaro, no leste da África.

Decisão “embaraçosa”

O filme foi analisado a pedido do diretor de uma escola inglesa em Kent, que tentou barrar a exibição do documentário. Uma Verdade Inconveniente havia sido enviado a todas as escolas secundárias da Inglaterra, Escócia e País de Gales.

O documentário foi acusado de imprecisões em diversas ocasiões, mas venceu o Oscar de sua categoria em fevereiro deste ano e deu um "empurrão" para que o ex-vice-presidente americano ganhasse o prêmio Nobel da Paz deste ano.

Para o analista de meio ambiente da BBC Roger Harrabin, a decisão é "embaraçosa para Al Gore", e poderia levar o público a refletir sobre a polêmica envolvendo a validade das evidências científicas em torno do aquecimento global.

“Um grupo de cientistas, reduzido em número mas respeitável e influente, discorda da idéia central de Al Gore e do painel da ONU, que, de resto, se tornou a maior religião urbana de alcance planetário de que se tem notícia. Uma demonstração de que os terráqueos ainda não chegaram ao consenso definitivo de que a Terra vai acabar nos moldes propostos por Al Gore é a enorme repercussão do recém-lançado Cool It, cujo subtítulo é O Guia do Ambientalista Cético para o Aquecimento Global. “ (Revista VEJA - Edição 2031 - 24 de outubro de 2007).

 




 

Fontes:

Notícia da BBC Brasil de 11/10/2007

Revista VEJA - Edição 2031 - 24 de outubro de 2007

Publicado no Portal da Família em 31/10/2007

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade