logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Empresa lança medidas urgentes para que empregados japoneses tenham mais filhos

TÓQUIO, 29 Jan 2009 (ACI)- A Cânon, um dos maiores fabricantes de artefatos eletrônicos do mundo, reduziu o horário de trabalho de seus empregados japoneses com um só objetivo: que tenham mais filhos.

Ante a crise de população que atravessa o Japão, com uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo e uma população cada vez mais velha, duas vezes por semana Cânon reduz a jornada de trabalho de seus empregados – em um país onde o comum é trabalhar 12 horas diárias– e os envia a casa às 17:30 h.

Hiroshi Yoshinaga, porta-voz de Cânon, informou que a empresa tem um programa muito forte para alentar os nascimentos e “enviar aos trabalhadores cedo a casa para que estejam com suas famílias”.

Segundo o Ministério de Saúde, Trabalho e Bem-estar, a taxa de natalidade japonesa é de 1,34 filhos por mulher, muito por abaixo de 2,0 necessário para que a população não diminua progressivamente.

Entre as razões que explicam esta situação está a extenuante jornada de trabalho, o alto custo de vida e os prejuízos sociais contra a maternidade. Além disso, a população japonesa envelhece a um ritmo mais veloz que qualquer outro país do mundo.

Peritos sustentam que para reverter esta situação, Japão “necessita desesperadamente fazer alguns ajustes a seus atuais estrutura sociais e trabalhistas”.

 

Fonte:  http://www.acidigital.com/noticia.php?id=15204

 

Publicado no Portal da Família em 07/03/2009

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade