logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

O TEMPO LIVRE DOS FILHOS

“As crianças necessitam da presença do pai e da mãe para sua educação; de um pai e de uma mãe que tenham tempo para estar com eles, com ocupação quase exclusiva nestes momentos, que se preocupe pelo que fizeram, que conversem com cada um, que os ajudem nas tarefas escolares, que brinquem...”

Instituto de Desenvolvimento da Educação

 

Devemos ter um tempo livre e se não o temos, devemos encontrá-lo como for. Os pais são os primeiros educadores e para educar precisam estar presentes.

Este tempo depende das obrigações profissionais dentro e fora de casa, mas estas obrigações nunca devem ser um obstáculo insuperado que impeça dedicar tempo à família.

Como aumentar nosso tempo livre ?

1. Na medida em que organizamos nosso trabalho conseguimos ganhar alguns momentos que, acumulados ao final do dia, nos permitirão chegar antes em casa.

2. Evitar o pluriemprego; analisando descobre-se que é mais rentável ganhar um pouco menos de dinheiro e mais tempo para a família do que o inverso.

3. Fazer com que toda família participe dos trabalhos em casa pode ser um modo de conseguir maior dedicação a ela.

4. Delegar funções e responsabilidades para cada membro da família com o propósito de que haja mais tempo livre para todos.

As vantagens do bom uso do tempo livre em família são facilitar a comunicação familiar e fazer com que os filhos adquiram confiança e se conheçam melhor.

O casal educa e não é apenas um dos cônjuges que se encarrega desta tarefa. Ambos se beneficiam desta convivência na qual os problemas passam a ser observados pelo casal, também melhor compreendidos e analisados, passando a solucioná-los da melhor maneira possível. A visão de pai e mãe normalmente se complementam se houver uma boa comunicação do casal.

 

Como aumentar nosso tempo livre ?
Um tempo para os filhos...
Um tempo para jogar...
Um tempo para a televisão...
Um tempo para o cinema...
Um tempo para ler...
Um tempo para gastar...
Um tempo para os amigos...
Um tempo para criar...
Um tempo para rezar...

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade