logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Melhor que as beringelas

Luz María de la Fuente

 

Era uma vez um rapaz, primogênito de uma família de vários irmãos, que gostava muito de berinjelas. A sua mãe preparava-as de diversas formas, e a verdade é que se ia superando progressivamente na elaboração dessa aprazível iguaria. Todos os dias, ao voltar do trabalho, o rapaz chegava a casa e encontrava o seu prato predileto. E não se sabe quem se deliciava mais, se o jovem vegetariano, se aquela mãe que, diante da boa acolhida dispensada ao legume e com uma espécie de secreto orgulho, havia feito da arte de preparar berinjelas um modo de demonstrar o seu carinho e uma autêntica meta profissional.

Em pleno auge de entusiasmo pelas berinjelas, o rapaz casou-se. Um belo dia, convidou a mãe para jantar. A nora serviu como primeiro prato - é claro! - berinjelas. A sogra provou-as: estavam simplesmente ma-ra-vi-lho-sas. E sentiu então uma grande tristeza, mais ou menos como a que a gente sente quando perde o emprego...

Naquele momento, a pobre mulher pensou que acabava de recuar muitos pontos no ranking materno. Mas, como era uma sogra diplomática, soube disfarçar o seu desgosto e elogiar abundantemente as habilidades da nora, sem mostrar o menor ressaibo de despeito. Pouco depois, quando se encontravam na sala, a jovem sentiu-se encorajada a abrir-se com essa senhora tão amável e compreensiva, que tinha gostado tanto das suas berinjelas (quanto não tinha ela suado ao prepará-las, sabendo que seria uma espécie de teste "tudo-ou-nada" das suas qualidades culinárias!). Em breve, encontravam-se as duas enfrascadas numa conversa sobre os temores e angústias que uma jovem esposa tem de enfrentar. E a nossa sogra, feliz, ia derramando o seu coração em conselhos e explicações que iam desde os lugares onde se encontravam as melhores pechinchas até o modo de organizar o horário para compaginar um trabalho externo com o cuidado do lar...

Foi assim que essa sogra descobriu que não tinha perdido, mas conquistado posições. A partir desse momento, devia passar a oferecer a esses filhos outro tipo de alimento, muito melhor do que as berinjelas, e não já passado em ovo e farinha, mas em carinho. Percebeu que, se por força das circunstâncias, não podemos mais continuar a exercer certas atividades, há sempre outras em que podemos continuar a servir.

Nada, nem as nossas limitações, nem as dos outros, nada de nada pode impedir-nos de descobrir sempre novas formas de serviço. Há tanto trabalho a fazer, há tantas ajudas de que os outros estão necessitados, que não vale a pena perdermos o tempo lamentando a falta de um ou outro desses pequenos meios de comprazer os nossos familiares a que já nos havíamos acostumado. Uma pequena renúncia pode abrir-nos imensos horizontes aos nossos desejos de bem-fazer, tão ou mais eficazes do que aquilo que já vínhamos praticando.

Uma mãe dá sempre o melhor ao seu filho, e não porque o dizem as campanhas publicitárias em torno do "dia das mães", mas porque é isso o que Deus espera que ela dê aos seus filhos, noras e genros. E esse "melhor" não se resume nem de longe ao cardápio das refeições. Consiste nada mais nada menos do que na dádiva do próprio coração.

A amizade, o carinho pessoal, deve ser a base do nosso relacionamento com as noras e genros. Não há nada tão nefasto como "massificar" as pessoas, tentando, por exemplo, enxertar uma nora recém-chegada como se fosse apenas "mais uma" no bloco ou clã familiar. Por muito simpáticos que sejam os membros de uma família, por muito agradável que seja ao genro ou à nora sentirem-se parte dessa comunidade inicialmente estranha que é a família da mulher ou do marido, o que eles precisam urgentemente, como primeira coisa, é serem considerados suficientemente importantes para merecerem uma atenção individual, um tratamento direto e, ao mesmo tempo, cheio de delicadeza.

É preciso, portanto, personalizar o nosso relacionamento com todos os componentes da nova família. Explico-me. Ele ou ela devem importar-nos independentemente de serem "o marido da Aninha" ou a "esposa do Carlinhos". Devemos chegar a estimá-los não pelo que representam para nós, mas pelo que realmente são. Devemos chegar a ter uma amizade pessoal, íntima e profunda, com os cônjuges dos nossos filhos. Porque, quando há essa amizade, feita de aceitação e apreço, sempre existem coisas para contar, alegrias para compartilhar, interesses comuns, desejos de aprender uns com os outros e de melhorar o próprio comportamento, discrição e tato, sal e luz...

 

"A Sogra (e a Nora) Ideal", Luz María de la Fuente - Ed. Quadrante, 1998, São Paulo

 

 

Veja o especial Dia da Sogra

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade