logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Em Família"

Cabo de Guerra II - O Valor da Família e do Matrimônio

André Pessoa

O papel básico dos pais é administrar e suprir as necessidades primárias da família, quais sejam, alimentação, moradia, estudos e segurança. Antigamente os próprios pais transmitiam sua profissão aos filhos. Hoje contratam os colégios, professores particulares, cursos de idiomas, de música, de dança, práticas esportivas, etc. Dão ênfase aos brinquedos, aos eletrônicos, aos divertimentos, ao lazer e a outras emoções. Ficam os filhos ocupadíssimos e os pais satisfeitos.

Por outro lado, ser pai não é prover somente meios materiais. Se assim fosse, poderíamos terceirizar o serviço de pai por meio de um bom internato. Nossos filhos não alçariam, entretanto, à plenitude do ser humano e seriam infelizes, pois nada neste mundo é capaz de substituir a família.

O aconchego familiar é um dos elementos essenciais à educação do caráter. Poderíamos representar como um caldeirão, onde cada membro da família está sendo formado e educado por meio de diversos ingredientes de virtudes e valores... Dezenas e dezenas de virtudes, valores e atitudes.

A intimidade é o calor que mantém a temperatura ideal da Escola de Virtudes e Valores que é a família.

Matricular os filhos num colégio com turmas pequenas de 6 alunos pode parecer vantajoso por proporcionar aulas quase particulares. No entanto, um bom colégio é aquele que dá oportunidade aos alunos de vivenciarem a diversidade de relacionamentos e proporciona opções variadas para a escolha de amigos. Os colégios com turmas pequenas são intimistas, o que é próprio do Centro de Intimidade que é a Família.

O principal aporte dos pais não é financeiro, mas a doação gratuita do próprio tempo em busca do melhor para os filhos. Em outras palavras, o amor abnegado, que trata cada familiar como um ser humano especial e irrepetível, e cada filho como único. Os pais personalizam a educação de acordo com a capacidade e as características de cada filho.

O que acontece com um jogador de futebol que estoura o joelho, ou com um aluno que só tira zero nas provas? São excluídos do time e da turma. Somente a família anima indefinidamente a cada um de seus membros a se superar na busca incansável de soluções para suas limitações.

Por último a família é um Centro de Abertura, que lança cada familiar na conquista de seu espaço no mundo, para ser útil aos demais e transformar a sociedade. Seria como uma grande seta, um foguete, que sai com toda a potência da boca do caldeirão.

Poderíamos retratar o Centro de Intimidade como uma casa, cujo chão são as necessidades básicas providas pelos pais; onde as paredes são a escola de virtudes e valores, aquecida pelo amor personalizado; cujo telhado é a seta que sai do Centro de Abertura que lança seres humanos de personalidade bem formados para compor e transformar para melhor a sociedade. Faz sentido, pois nada faz tanta falta às pessoas quanto um lar bem estruturado.

Essa casa está construída e apoiada sobre o matrimônio. Se as fundações se abalam, as paredes racham, o frio entra pelas frestas e o calor se esvai. “Quando o matrimônio se debilita, aumentam as desigualdades sociais, pois em lares desfeitos os progenitores e seus substitutos são menos comprometidos. “(*1).

É de suma importância que saibamos presentear ao cônjuge o melhor de nosso tempo e disposições, para manter sólido o matrimônio e juntos nos dedicarmos ao maior investimento de nossas vidas, a nossa família. Empunhar o cabo de guerra com coragem e firmeza a quatro mãos para transformar o ambiente permissivo dos dias atuais, por meio da defesa da família e do matrimônio, que são os maiores bens da sociedade.

(*1) Documento de Princeton

Família: Centro de Intimidade


Família: O aconchego familiar é um dos elementos essenciais à educação do caráter

Este artigo faz parte de uma série de textos intitulados Cabo de Guerra, de André Pessoa:

 

Cabo de Guerra I - O Ambiente Externo

Cabo de Guerra II - O Valor da Família e do Matrimônio

Cabo de Guerra III - O clima familiar

Cabo de Guerra IV - Dinâmica de Guerrilhas: Antecipar-se

Cabo de Guerra V - Carteiras de Investimento

 

Ver outros artigos da coluna



André Pessoa é pai de seis filhos, Mestrado em Orientação Familiar por Navarra, ministra cursos e palestras de Educação de Filhos desde 1995; Graduado pelo IME (Engenharia), Pós-Graduado pela PUC (Administração), FGV (Contabilidade Gerencial), ISE (Programa de Treinamento de Executivos) e Navarra (Orientação Familiar); Consultor da Accenture.
e-mail: andre.v.pessoa@gmail.com

Publicado no Portal da Família em 31/07/2010

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade